Caravana das Prerrogativas encerra visita ao Estado no município de Três Lagoas

Data:

A Caravana articula um levantamento sobre a situação da advocacia por meio do diálogo com as Seccionais da OAB pelo Brasil

Três Lagoas – A Caravana Nacional das Prerrogativas encerrou o cronograma de atividades em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15) no município de Três Lagoas. Representantes da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia visitaram a Subseção da OAB e participaram da sessão mista do Colégio de Presidentes e Conselho Seccional.

O presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, ressaltou que a passagem da Caravana Nacional das Prerrogativas ajuda a esclarecer quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos advogados nas comarcas do interior do estado, além de analisar as medidas necessárias para resolver, pontualmente, a situação em cada local.

Em seu discurso, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Jarbas Vasconcelos disse que não é fácil equilibrar independência, autonomia, combatividade e diálogo e isso é o que o Conselho Federal tem feito. Do mesmo modo, enalteceu a união e o respeito conquistado pela OAB/MS nacionalmente. “É muito importante encontrar uma OAB sólida, unida. O reflexo disso é o respeito e a valorização da advocacia. É o reconhecimento de todos nós advogados, de todos os colegas de Mato Grosso do Sul no seu dia a dia de trabalho, da forma como o profissional é tratado nos fóruns e delegacias. É um momento glorioso para a advocacia do MS”, afirmou.

O dirigente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, asseverou que a defesa de prerrogativas do advogado é o carro chefe desta gestão. “Temos levado esta mensagem para toda a advocacia em uma agenda permanente, dinâmica e intensa de trabalho. Realizamos em Mato Grosso do Sul a nona caravana, sem levar em conta os diversos momentos que atuamos em prol da nossa profissão e dos desagravos que comparecemos”.

Lamachia disse ainda que é obrigação de primeira ordem sair do imponente prédio da OAB para se comunicar com a base da advocacia. “É importante estar próximo, em contato com os presidentes, conselheiros e advogados. Mesmo com todas as dificuldades, me faz muito bem poder encontrar colegas da forma como tenho encontrado”.

Na oportunidade, a Seccional de MS homenageou os membros da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Em Mato Grosso do Sul, as visitas foram realizadas com a presença dos representantes da Comissão Nacional de Prerrogativas, do Conselho Federal e da OAB/MS. A Caravana já percorreu o Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará, Amazonas, Paraíba, Salvador e Piauí.