Conselho pró-Dourados e PM firmam pacto pela segurança na OAB-MS

Dourados (MS) – Unir esforços e executar ações para aumentar e fortalecer a segurança pública em Dourados. Este foi o principal resultado do último encontro do Conselho da Sociedade (Pró-Representativo Dourados) e o novo comandante da Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Marcos Davi, na sede da 4ª. Subseção da OAB, na última terça-feira, que contou também com a presença do prefeito Ari Artuzi. O oficial foi o convidado da reunião do colegiado, que congrega as principais entidades do município, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

O comandante da PM disse que um dos principais problemas enfrentados pela corporação é o trânsito, em função da imprudência que resulta em mortes e outros fatores negativos. “Infelizmente, esta questão é mais de educação do que o enfrentamento com efetivo policial, que está sendo usado para coibir abusivo e reprimir os infratores”, disse o coronel.

Os membros do conselho questionaram o comandante em relação ao número de homens para a segurança pública, lembrando que uma cidade do tamanho de Dourados necessita de um contingente muito maior para atender as demandas existentes. O oficial informou que está fazendo esforços para garantir mais soldados no sentido de reforçar seu efetivo na cidade, observando que o sistema carcerário obriga o uso de boa parcela de policiais na guarda e escolta de presos.

Marcos Davi comentou que por Dourados estar muito próximo da fronteira acaba “adotando” muitos presos de outras regiões, pois o tráfico de drogas é intenso e as detenções por este ilícito também acontece na mesma proporção. “Com o aumento da população de presos por porte de drogas e outras conseqüências danosas que ela causa, acabamos por usar grande parte de nossa força policial para guardar e escoltar esta população carcerária”, enfatiza o comandante.

União pela segurança – O comandante da PM anunciou que a partir do próximo final de semana serão desencadeadas operações para combate à marginalidade. Ele informou que já foram levantados os pontos de maior índice de violência e a polícia vai agir firme na repressão destes atos. Marcos Davi fez questão de deixar seu telefone para que os conselheiros acionem sua pessoa sempre que haja necessidade da intervenção policial em favor da segurança do cidadão.

O presidente do Conselho, Sérgio Henrique, que também preside a 4ª. Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dourados, lembrou o trabalho da instituição na questão da segurança pública, com ênfase para a atuação das Comissões dos Direitos Humanos e da Criança do Adolescente, atuando no sentido de diminuir a marginalidade, principalmente nas escolas da rede pública, e adiantou que este será um dos temas em pauta durante uma audiência já solicitada com o governo do Estado, para informar sobre as atividades do Conselho e fazer uma séries de reivindicações. Ele elogiou a disposição do comandante em Marcos Davi em unir forças para busca de soluções em conjunto e convocou os integrantes a darem sua contribuição para a segurança pública douradense.

Deixe um comentário