
A Comissão da Igualdade Racial (COMIR), em parceria com a Comissão de Direitos Sociais (CDS), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), participou no sábado (16) da “Roda de Conversa na Comunidade Tia Eva”, na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira, em Campo Grande. O evento foi uma realização das mulheres negras da Comunidade Tia Eva em parceria com as comissões.
Com o tema “A valorização da vida e fortalecimento de vínculos familiares” o evento trouxe em discussão assuntos como a prevenção ao suicídio e as implicações jurídicas da discriminação à pessoa com depressão.
De acordo com a Presidente da Comissão da Igualdade Racial, Silvia Constantino, promover atividades com temas como a depressão tem como finalidade buscar mecanismos de enfrentamento à doença e assim, tocar em assuntos atuais de grande relevância para a sociedade. “Sabemos que a finalidade da OAB é defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito e com isso, cumprir um papel social no qual a sociedade sempre estará inserida em atividades que a beneficie. Neste sentido, trazemos para essa comunidade negra mais entendimento acerca de seus direitos e o debate nos dá a oportunidade também de escutar e compreender a realidade da população afrodescendente.”
Para a Vice-Presidente do Grupo de Mulheres negras da comunidade Tia Eva, Vânia Lucia Baptista Duarte, a aproximação da OAB/MS com a comunidade é um importante avanço. “Muitas vezes procuramos advogados quando temos algum tipo de problema, mas desta vez recebemos aqui na nossa casa profissionais que trouxeram informação, orientação e sensibilização acerca dos nossos direitos e deveres”.
Para Silvia Constantino, levar o esclarecimento jurídico em temas que dizem respeito à saúde pública é promover ações para enfrentamento dos problemas atuais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo mundo, o que corresponde a aproximadamente 10% de toda a população mundial.
Participaram dos debates na Comunidade Tia Eva, representando a OAB-MS, a Vice-Presidente Franciele Torquetti e a Secretária-Geral Adjunta Odete Cardoso, ambas da da COMIR e representando a CDS, Silmara Felix.
