Pela primeira vez na história, a Bancada Federal da OAB/MS é composta integralmente por mulheres em Sessão do Conselho Pleno

Data:

Pela primeira vez na história, a Bancada Federal da OAB/MS em Sessão do Conselho Pleno, realizada em Belo Horizonte (MG), hoje, foi representada integralmente por mulheres advogadas.

Estiveram presentes, a Vice-Presidente Camila Bastos e as Conselheiras Federais Andréa Flores, Gaya Lehn Schneider Paulino e Giovanna Paliarin Castelucci.

A Vice-Presidente Camila Bastos destacou temas importantes debatidos durante a Sessão. “Nesta honrosa missão de representar a OAB/MS, junto com a nossa combatente a bancada feminina do Conselho Federal, estamos na Sessão do Conselho Federal em especial ao mês da Mulher, onde serão tratadas temas relacionados à valorização da Mulher Advogada. Em destaque na pauta a alteração do Estatuto no sentido de incluir o assédio moral e sexual como infração disciplinar, bem como o lançamento do “Projeto Carreiras” da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Temas de extrema relevância e avanço na luta pela igualdade nas oportunidades no mercado de trabalho para a mulher advogada”.

A Conselheira Federal Andréa Flores também frisou as pautas aprovadas. “O dia de hoje é histórico para a bancada de Mato Grosso do Sul no Conselho Federal, pois pela primeira vez está representada por mulheres, estou feliz e realizada de estar ladeada pelas Conselheiras Federais Gaya Schneider e Giovana Castellucci. Na data de hoje também é dado um grande passo, o Conselho Federal aprovou a proposta de lei pela alteração da Lei 8.906/94, Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, visando incluir dispositivos, em referida lei, instituindo Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação, para que tais condutas figurem como infração ético-disciplinar, passível de suspensão do profissional”.

“É uma alegria estar presente nesta Sessão, foi muito gratificante, e eu me sinto muito honrada de estar representando a Advocacia, e estar vivendo esse momento histórico da inserção do estatuto da infração ético-disciplinar do assédio moral e sexual, e outras formas de discriminação também. E também feliz tendo sido aberta a Conferência Nacional da Advocacia que vai acontecer aqui em Belo Horizonte, uma cidade muito acolhedora”, disse a Conselheira Gaya Lehn Schneider Paulino.

“É uma honra estar representando nosso estado, Mato Grosso do Sul, na bancada do Conselho Federal em Belo Horizonte, juntamente com minhas colegas, Andrea e Gaya. Além de estarmos comemorando o mês que contempla o dia da mulher, estamos dando um passo muito importante para a defesa das mulheres advogadas, objetivando fortalecer os nossos direitos com a aprovação do encaminhamento do projeto de lei que prevê a alteração do estatuto da advocacia e da ordem dos advogados do Brasil. Além disso, nesse dia, também foi anunciado o projeto que busca empoderar as nossas mulheres advogadas, através de planos de capacitação que serão encabeçados pela comissão nacional da mulher advogada. Estarmos atentas às necessidades e o fortalecimento da mulher advogada é nossa missão” destaca a Conselheira Federal Giovanna Paliarin Castelucci.

Para o Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício Mansour Elias Karmouche, a OAB/MS mais uma vez reforça o seu compromisso com as lutas institucionais das advogadas, fazendo com que a representação principalmente neste mês simbólico seja feita através de todas as suas Conselheiras Federais, isso é um compromisso da gestão e que de forma inédita foi realizada nesta Sessão.

O Presidente Bitto Pereira parabenizou a Vice-Presidente Camila Bastos e as Conselheiras Federais Gaya, Andrea e Giovanna pela brilhante representação da OAB/MS nesta Sessão do Conselho Federal, e pelo trabalho que todas vem desenvolvendo na gestão da OAB. Um trabalho de excelência, sempre lutando pelas pautas institucionais e de interesse da advocacia sul-mato-grossense.

Na ocasião, também foram lançados o Manual de Procedimentos do Processo Ético-Disciplinar e a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que acontecerá do dia 27 a 29 de novembro, em Belo Horizonte.

 

Texto: Raissa Quinhonez