Advocacia tem fácil acesso às contas da OAB/MS pelo Portal da Transparência

A Tesouraria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), disponibiliza todas as contas da instituição no Portal da Transparência, canal de fácil acesso pelo qual toda advocacia e sociedade podem acompanhar a utilização dos recursos financeiros.
Garantia de acesso à informação e à gestão fiscal, o portal fornece as receitas, despesas correntes da Sede e Subseções, de capital, de serviços e bens, investimentos, bem como todos os repasses de contribuições sociais. O acesso é rápido e fácil, não é necessário login e senha.
O Diretor-Tesoureiro da OAB/MS Marco Rocha ressalta que prestar contas, expondo as receitas e onde os valores são gastos demonstra o compromisso com uma gestão transparente. “Toda a situação financeira, as receitas e despesas, está disponível para acompanhamento da advocacia. É uma ferramenta, em conformidade com o que determina o Provimento nº 185/2018 do Conselho Federal da OAB, que dá amplo acesso e comprova a excelente gestão financeira desta administração, com contas e repasses à Caixa de Assistência, FIDA e ao Conselho Federal em dia, sem qualquer divida. Ressalto que ao cabo dessa gestão entregaremos um saldo bancário recorde, sem deixar de prestar serviços à classe”.
O Provimento nº 185/2018, que dispõe sobre regras de gestão no Sistema OAB, estabelece em seu Art. 1º, inciso IV “a adoção de práticas de eficiência, transparência e austeridade, visando a estabelecer referência nacional na garantia do acesso à informação e na gestão fiscal, mediante ampla divulgação dos planos, orçamentos, prestações de contas, parecer prévio, relatório resumido da execução orçamentária e relatório de gestão fiscal”.
Por uma administração transparente e participativa, a OAB/MS cumpre nesta gestão os repasses mensais à Caixa de Assistência. O Diretor-Tesoureiro da CAAMS Cesar Palumbo Fernandes manifesta que tanto a Tesouraria da OAB quanto da Caixa estão transparentes e harmônicas entre si. “A OAB vem cumprindo religiosamente, em dia, as obrigações de transferências das cotas estatutárias. Ambas as instituições são saudáveis hoje graças a essa gestão compartilhada”.
Os dados do 3º trimestre de 2021 já estão disponíveis para acesso de todos.
Acesse aqui o Portal da Transparência
Texto: Catarine Sturza / Foto: Gerson Walber