Ao receber novos advogados (as), Presidente Mansour lembra de vitórias e avanços na profissão

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu aos seus quadros sete jovens advogados e advogadas, em ato solene realizado na manhã desta segunda-feira (3). Participaram da entrega de carteiras juntamente ao Presidente Mansour Elias Karmouche, o Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja, a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes, o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, o Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) José Armando Amado, a Vice-Presidente da Comissão de Direito Carcerário Silmara Félix, o Presidente da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos Marco Antonio Barbosa e os Advogados Marcelo Dantas e Apollo Ayres.

Ao dar boas-vindas, o Presidente Mansour falou de vitórias e avanços na profissão. Entre elas, a Lei que criminaliza as prerrogativas, que se tornou possível graças ao empenho da Senadora Simone Tebet e do Conselheiro Federal e atual Secretário Adjunto da OAB Nacional Ary Raghiant. “A partir deste compromisso solene, para o resto da vida, vocês terão a garantia de que qualquer atitude de autoridades que violem as suas prerrogativas será criminalizada. Essa foi a maior conquista da advocacia desde 1930. Representa estabilidade, segurança e equilíbrio entre as forças que fazem parte do sistema de Justiça”, enfatizou.

Mansour lembrou também dos desafios impostos à advocacia neste período de pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-19). “Vocês que vão começar a advogar devem se lembrar do que vivemos a partir do início de março, quando esse vírus chegou em Mato Grosso do Sul. Conseguimos grandes avanços tecnológicos para continuar as nossas atividades. A busca de direitos é essencial para a sobrevivência da cidadania e temos que ter em mente como conjugar os desafios deste momento. É uma situação complexa, que não está sendo fácil enfrentar, mas temos a esperança de que vamos vencê-la. Essa é mais uma vez que a advocacia sobreviverá a dificuldades”, destacou o Presidente da Seccional.

Em seguida, os sete bacharéis fizeram o juramento e receberam a carteira que garante o exercício da profissão. Joelma Araújo Rufino da Silva discursou em nome da turma. “Sou do Piauí e esta será uma nova casa para mim. Apesar da pandemia, espero que todos nós consigamos ter êxito na profissão”, celebrou.

Ao fazer o uso da palavra, a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes convidou aos jovens advogados e advogadas para fazerem parte das mais de 80 comissões temáticas da instituição. “O que movimenta esta Casa são essas comissões. Convido a todos para se inscreverem, pois precisamos muito do trabalho e energia de vocês”. A Diretora aproveitou a ocasião e falou também da programação de lives para comemorar o Mês da Advocacia. “De hoje até o dia 31 teremos eventos virtuais com diversos temas, inclusive no dia 11 músicos se apresentarão para toda a nossa advocacia”.

Receberam a carteira de identidade de Advogado: Ilara Valéria Marques Monteiro Hamerski, Joelma araújo Rufino da Silva, João Matheus Trelha de Oliveira, Joaquim Pedro Szochalewicz Barros Ribeiro Dantas, Lucas Henrique Silveira Antunes, Wilson Xavier Cunha e Yago José do Couto Oliveira.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber