‘Cartilha de Direito Sistêmico’ é apresentada na 1ª Sessão Ordinária do Conselho Seccional de 2020

Data:

Com o objetivo de mostrar a aplicabilidade em todos os ramos do Direito, já que abre caminho novo para antigas demandas e revela a responsabilidade dos advogados e das advogadas no protagonismo da cultura da paz, ‘Cartilha de Direito Sistêmico’ foi apresentada na manhã de hoje (28), durante a primeira Sessão Ordinária do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS).

“A publicação desta cartilha vem de encontro aos objetivos desta gestão que é dotar a advocacia de instrumentos eficazes para o exercício da profissão e de implementar políticas que contribuam para a paz social a partir do seio familiar. Além de também contribuir para a solução de conflitos de modo mais rápido e menos gravoso, buscando sempre o interesse de toda a sociedade e combatendo a morosidade do judiciário, cuja modalidade acaba contribuindo”, enfatizou o Presidente em exercício que conduz a Sessão do Conselho, Gervásio Alves de Oliveira Júnior.

O material, elaborado pela Seccional de Santa Catarina e que será utilizado em todo o Brasil, foi apresentado pela Presidente da Comissão Do Direito Sistêmico em MS, Rita Maria de Andrade. Ao se pronunciar, ela enfatizou que o Estado tem a 4ª Comissão do assunto no país e destacou que “o Direito Sistêmico é um campo de conhecimento que amplia a consciência e transforma a percepção sobre os conflitos”.

Ainda segundo Rita Maria de Andrade, além de explanar o que é o Direito Sistêmico, a Cartilha esclarece como utilizá-lo no dia a dia como ferramenta na profissão. “É o Direito do futuro. Que possamos olhar com atenção para mais essa ferramenta de atuação”, pontuou.

Dentre os capítulos, destacam-se temas como: constelação familiar; como adotar postura sistêmica; qual o lugar do advogado e outros.

A Cartilha está disponível gratuitamente em PDF, confira aqui.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber