Notícias

Com auditório lotado, OAB/MS recebe 67 novos advogados

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, recebeu na tarde desta quinta-feira (09), 67 novos advogados e advogadas e quatro estagiários em seus quadros.

Estavam presentes na mesa de autoridades o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira, a Vice-Presidente Camila Bastos, a Secretária-Adjunta Janine Delgado, o Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira, o Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício Mansour Elias Karmouche, as Conselheiras Estaduais Beatriz Stuart e Bianca Della Pace, o Vice-Presidente da Jovem Advocacia Ramatis Agunis, a Secretária-Geral Adjunta da CAAMS Janaína Pouso, a Secretária-Geral Adjunta da ESA/MS Nabiha de Oliveira Maksoud, o Presidente da APREMS Norton Camatte e o Presidente da 5ª Turma do TED Carlos Reis de Almeida.

O Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Ramatis Agunis, convidou a todos os presentes para participarem da Comissão neste início de carreira. “Eu parabenizo a todos vocês jovens advogados que se empossarão na sua carteira depois de muito esforço. Quero fazer um breve convite para ingressarem na Comissão da Jovem Advocacia, nós estamos de portas abertas. É muito poético que nós temos aqui vários ex-presidentes da Comissão, o Bitto Pereira há 21 anos atrás fundou a Comissão, a nossa presidente da gestão anterior, Janine Delgado, eles simbolizam todo o esforço, a semeadura e colheita de frutos que um bom trabalho vem a resultar”.

A Secretária-Geral da ESA/MS, Nabiha de Oliveira Maksoud, parabenizou a todos pela conquista e divulgou os cursos oferecidos pela ESA/MS. “A minha mensagem hoje é para cada um desses novos advogados, eu vejo o rosto de vocês, eu vejo a vitória da conquista estampada em cada face e eu sei que estar aqui hoje não é uma conquista fácil, foram dias de luta, e hoje é o dia de vocês, da conquista de cada um de vocês. Honrem a advocacia, trabalhem com afinco, se dediquem no estudo com ética na nossa profissão”.

A Secretária-Geral Adjunta, Janaína Pouso, apresentou os benefícios da Caixa de Assistência para os novos advogados.”Estou representando a Caixa de Assistência, que é o braço assistencial do sistema OAB, então, tudo o que vocês precisarem de auxílios e benefícios podem procurar a CAAMS, e estaremos de portas abertas esperando a todos. Esta é a função da OAB, abrir a casa e ajudar a advogar com tudo o que for preciso, vocês estão na casa da cidadania, que não ajuda somente a advocacia, mas a sociedade em geral”.

O orador da turma, Tiago Gordin Freire Nasser de Mello, citou o filósofo Mário Sérgio Cortella a fim de destacar a importância de compartilhar conhecimento com o próximo. “Há três caminhos para o sucesso. Ensinar o que se sabe, isto é, generosidade mental, segundo praticar o que se ensina, ou seja, coerência ética e terceiro perguntar o que se ignora, isto é, humildade intelectual. Segundo ele, estas são as três trilhas virtuosas para um passado honroso. É necessário que a gente tenha coerência ética para praticar o que se ensina e tenha generosidade mental para repartir o que se sabe, mas especialmente, humildade intelectual, isto é, saber que não sei de todas as coisas”.

Madrinha da turma, Bianca Della Pace Medeiros aconselhou os novos advogados sobre a importância das prerrogativas. “Vocês superaram inúmeros desafios, dentre eles o Exame da Ordem. Hoje relembro esse mês tão importante no qual tivemos a sanção presidencial, do Projeto de Lei que amplia significativamente nossas prerrogativas e pune com rigor as violações. Diariamente vemos várias violações em todo o país. O Estatuto da Advocacia precisa estar na ponta da língua de vocês, decorado, porque o advogado sem saber das suas prerrogativas já começa falhando no exercício pleno da advocacia. Então, estudem sempre, honrem seus valores e façam suas prerrogativas serem respeitadas”.

 

Bitto Pereira começou seu discurso agradecendo os colaboradores da OAB/MS pelo empenho e dedicação em prol da advocacia. “Eu quero agradecer hoje aqueles que são os mais importantes, Vicentina, Soraia, Camila, Henrique, Gerson, carinhosamente apelidado de Magrão, profissionais que sem eles não seria possível estar aqui. Eu estou muito orgulhoso de presidir essa Casa e ter vocês como colaboradores. Nosso muito obrigado por tudo”.

Em seu discurso, parafraseou uma frase célebre de Nietzsche e relacionando com a alegria de receber a carteira. “Aquilo que se faz por amor sempre e sempre estará acima do bem e do mal. Parabéns ao amor que eu vi demonstrado em gestos de carinho, abraços, beijos e lágrimas nessa Casa. A vida sem amor não seria nada. Essa vitória é de todos vocês”.

O Presidente da OAB/MS ainda destacou que a advocacia é uma profissão que se constrói a cada dia. “O mais importante que um advogado pode ter na vida não é o tamanho do escritório, mas o seu nome. Não se deixe levar pelas tentações que podem ocorrer, seja fiel aos seus valores, aos princípios, carregue sempre a importância do que te trouxe aqui. A vitória perene na advocacia é construída a cada dia de trabalho, com constância, serenidade e tranquilidade, sabendo que o mais importante, como advogado, é o seu nome. Então, trabalhem com empenho, dedicação, amor e, sobretudo, com prazer porque sem isso a vida perde o sentido”.

Veja aqui as fotos da solenidade.

 

 

Texto: Raissa Quinhonez e Catarine Sturza | Fotos: Gerson Walber