Notícias

Comissão da Mulher Advogada realiza roda de conversa sobre Maternidade, Maternagem e Parentalidade

Data:

A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (CMA OAB/MS) realizou na noite da última terça-feira (30), no Plenário do Conselho, uma reunião híbrida que contou com Roda de Conversa acerca de “Maternidade, Maternagem e Parentalidade”. Palestraram as advogadas, Conselheiras Estaduais Ildalia Aguiar e Bianca Braga Medeiros.

A Vice-Presidente da OAB/MS, Camila Bastos, abriu a noite falando da importância desses encontros que a CMA OAB/MS tem realizado “São temas leves e reais que agregam todas nós” Para a Presidente da CMA OAB/MS, a Conselheira Estadual, Beatriz Fonseca Sampaio Stuart, afirmou que a intenção dessa Roda de Conversa é observar que existem diversas formas de exercer a maternidade. “A maternagem não é função unicamente da mãe, mas todas que exercem o cuidado com uma criança”, explica.

A Vice-Presidente, Camila Bastos, falou da realidade das mães que têm muitas vezes três jornadas e que para atender aos filhos, saem “de zero a cem em cinco minutos, do scarpin ao chinelo e coque sentada no chão brincando com filhos”. E também falou da necessidade das mulheres advogadas se libertarem da culpa quando se dá atenção ao trabalho. “Quando penso que estou sendo uma boa advogada e uma boa Vice-Presidente, percebo que estou sendo uma boa mãe, também, pois é por eles (filhos) que faço,  e, assim, me liberto da culpa”, orienta.

A Conselheira Estadual, Ildalia Aguiar falou do quanto é imprescindível dividir afazeres e cuidados com os filhos e o quanto esses gostam de ser cuidados por ambos. “Quando a Bia trouxe essa proposta para fazermos essa abordagem, é porque vemos muitas colegas advogadas se desdobrando para atender os filhos, sem dar a oportunidade ao pai de exercer o seu papel de paternagem”. A palestrante ainda falou que os problemas acontecem pela falha na comunicação e quem sofre com isso é a criança. 

Em congruência a esse pensamento, a palestrante Bianca Braga Medeiros falou do quanto a mulher em seu primeiro filho têm temores que passam com a vinda do segundo e compartilhou a experiência de aprender a delegar sem medo. “É muito importante saber direcionar os cuidados e deixar que o pai também tenha sua participação e estabeleça os vínculos com os pequenos. Isso facilita para a mulher voltar os olhos para si e ter um tempo para cuidar dela e proporciona momentos felizes entre os filhos e os pais”. 

Também estavam presentes a Secretária-Geral Adjunta, Janine Delgado e a Diretora da CAAMS, Marta Taques. A palavra foi aberta e algumas participantes prestaram sua colaboração e experiências maternais.