Comissão da OAB/MS lança livro de Direito Sistêmico
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por iniciativa da Comissão de Direito Sistêmico (CDSIS) lançou o livro “A Responsabilidade Sistêmica na Proteção da Criança e do Adolescente contra os Abusos Sexuais”.
A obra foi elaborada e lançada no mês de maio para atender a campanha “Maio Laranja” voltada ao combate de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. O intuito é avaliar sob a perspectiva sistêmica as dinâmicas desenvolvidas naqueles casos, visando compreender as causas inconscientes que dão origem à violação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.
O livro é um compilado de artigos científicos, elaborados por pesquisa literária realizada por nove dos profissionais, membros da CDSIS. A curadoria e a organização do material foi preparado pela Presidente da Comissão, Mariana dos Anjos Santos Hirokawa de Lima e por Wilson José Gonçalves, Presidente da Academia de Letras Jurídicas de MS (ALJ/MS), que publicou o livro no formato de e-bock.
Os temas dentro do assunto escolhido abarcam os laços de confiança, as responsabilidades dos pais separados, o papel da família, de profissionais, do Estado e da sociedade, a dignidade da Criança e do Adolescente e o olhar de inclusão para ele, num total de oito artigos. A ilustração é de Sherry Nogueira Maia.
“A importância desse livro está em ampliar o conhecimento de todos nós como comunidade e como família. Por exemplo, são apontados como identificar sinais de abusos de crianças e adolescentes. As vezes a criança não consegue verbalizar o que aconteceu e o fato de sabermos como é a mudança comportamental dessa criança, ou adolescente, já auxilia a reconhecer onde há uma suspeita”, afirma a Presidente da CDSIS.
Participaram do livro, além da Presidente da CDSIS e do Presidente da ALJ/MS, as advogadas Maria Rita Nolasco Olindo de Mello, Daliane Magali Zanco, Fernanda Szochalewicz Loureiro Lopes, Gina Ferreira Dias da Costa, Marleide Georges Karmouche, Andréia Tomi Minei, Priscila de Oliveira Camargo Barbosa.