Comissões visitam Delegacia Virtual para tratar de crimes na internet e fake news

Data:

A Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica e a Comissão de Direito Digital e Startup da OAB/MS, através estiveram, na terça-feira (23), na Delegacia Virtual da Polícia Civil (DEVIR).

Os Presidentes das Comissões foram recebidos pelo Delegado de Polícia Civil Juliano Cortez Toledo Penteado. Na ocasião foram tratados assuntos envolvendo denúncias de fake news e crimes virtuais.

“Fomos verificar os procedimentos que os advogados e advogadas devem tomar em caso de fake news, crimes virtuais, como assédio, fraude, entre outros. O objetivo da reunião foi buscar uma parceria para estreitar os procedimentos de denúncia e um canal de comunicação mais direto entre a advocacia e a Polícia Civil”, explicou o Presidente da Comissão de inovação, Bruno Peixoto Lupoli.

A Presidente da Comissão de Direito Digital e Startup, Dayane Fernandes Nascimento Lupoli ressaltou que a reunião teve como intuito “fomentar os processos e procedimentos que estão ligadas ao direito digital, considerando o aumento na utilização da internet por causa da COVID-19, por consequência o aumento de crimes virtuais mais comuns, como ofensa à honra, insultos nas redes sociais, estelionato, fraude em plataformas de compra de produtos e fake news, problema que estabelece uma generalizada desinformação”.

As instituições pretendem traçar ações conjuntas assertivas para combater, de forma eficiente, os crimes virtuais.

 

Texto: Catarine Sturza