Congresso de Direito Empresarial segue até amanhã no auditório da OAB/MS
Começou na manhã desta quarta-feira (5) o 1º Congresso Estadual de Direito Empresarial (CONEDE-MS). O evento que foi promovido pela Comissão Temporária de Estudo e Reforma do Código Comercial (CERCC), segue até esta quinta-feira (6) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).
Para debater o tema “Recuperação Judicial de Empresas”, a Comissão trouxe diversos palestrantes de áreas distintas e estados vizinhos. Vale lembrar que a Soure Consultoria também é parceira do encontro.
“Recebemos total apoio da OAB, na pessoa do presidente Mansour, que disponibilizou todas as ferramentas para que nós fizéssemos isso e tivemos o cuidado em trazer palestrantes que tem muito conhecimento do tema, para esclarecer e debater com mérito, a recuperação judicial”, explicou o vice-presidente da Comissão, Zoroastro Coutinho Neto.
O presidente da Seccional, Mansour Elias Karmouche parabenizou os idealizadores do Congresso e ressaltou a importância de se tratar o tema que tanto tem a colaborar com a economia local. “Uma das vertentes da Ordem dos Advogados do Brasil é trazer discussões para nossa instituição, principalmente porque sabemos que uma grande parcela da advocacia se dedica a área empresarial; e recuperação judicial é um tema muito relevante para nós”, indagou o presidente que tem um carinho especial pela área que iniciou sua trajetória.
Já o secretário-geral da Comissão, Cristiano Simões, a recuperação judicial não é tão simples quanto se pensa. “Ela é um mecanismo que pode fortalecer a economia, recolocar a empresa no cenário de competitividade e produtividade, mas também é perigoso, porque se não for conduzida da forma correta, essa empresa que entrou com pedido de recuperação judicial vai acabar falindo”, avalia.
Por fim, o presidente Mansour declarou aberto o CONEDE e ponderou: “a OAB/MS vai se empenhar sempre para trazer cursos de qualidade; congressos de altíssimo nível para que vocês também possam se enriquecer com pessoas de renome nacional e que nos brindam aqui com excelentes palestras, tirando nossas dúvidas, acrescentando aquilo que, às vezes, a gente não consegue angariar numa universidade. São através destes encontros, que nós proporcionamos a vocês advogados, que podemos crescer como profissionais”.
Programação
O advogado Luiz Gustavo Bacelar falará sobre “Meios para a Reestruturação de Empresas – Da elaboração do plano de recuperação”, das 13h30 às 15h. Depois, será a vez de Cristiano Simões com o tema “A Recuperação Judicial como Solução para a Crise Empresarial”.
Na manhã do dia 6, o economista e engenheiro, membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Fábio B. Astrauskas profere a palestra “A importância na reestruturação da Gestão do Negócio frente ao cenário de crise e aspectos que identificam se a sua empresa necessita de um plano de reestruturação”.
Das 8h às 12h será a vez do juiz titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, Daniel Carnio Costa, com a palestra “A relevância na criação de varas regionais especializadas na solução dos entraves empresariais no âmbito falimentar e de recuperação de empresas”.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (67) 3305-4605. Duas latas de leite em pó é o investimento necessário para participarem do Congresso. O leite será doado para o Projeto Mesa Brasil e serão distribuídas para entidades do projeto.