Conselheiros federais por MS participam de homenagem a Márcio Thomaz Bastos

Os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Alexandre Mantovani, Samia Roges Jordy Barbieri e Afeife Mohamad Hajj, participaram nesta segunda-feira (1º), da homenagem ao membro honorário vitalício Márcio Thomaz Bastos, que faleceu no dia 20 de novembro. O ato aconteceu durante a sessão plena do Conselho Federal e contou com representantes do Ministério da Justiça, familiares, amigos, colegas de profissão e autoridades.
Um dos advogados criminalistas mais influentes do País, Marcio Thomaz Bastos presidiu a seccional da OAB paulista entre os anos de 1983 e 1985. Neste período, foi ligado ao movimento “Diretas Já”, que reivindicava voto direto à presidente da República. Assumiu a presidência nacional da OAB em 1987 e exerceu papel fundamental na mobilização da sociedade pela Constituinte. Comandou o Ministério da Justiça entre 2003 e 2007. 
Na oportunidade, o presidente da OAB nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho destacou a importância de Thomaz Bastos. “Homenageamos nossos mártires para reforçar nossa missão em busca de um Estado justo, solidário e fraterno, princípio que sempre o guiou”, afirmou.
Augusto de Arruda Botelho, presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, fundado por Márcio Thomaz Bastos, pediu união da classe pela garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos. “Márcio dizia que a defesa dos direitos básicos é fundamental para a advocacia, sem os quais não existe sociedade civilizada”, comentou.
A cerimônia contou com a presença da filha de Márcio, Marcela, e de seu sobrinho e sócio, José Diogo Bastos Neto. José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, e Luis Inácio Adams, advogado-geral da União, também prestigiaram o evento, assim como os ministros Humberto Martins e Villas Boas Cuêva (STJ) e Delaíde Arantes (TST), além de advogados como Pierpaolo Bottini e Gerardo Grossi e representantes do Ministério da Justiça, pasta que Márcio Thomaz Bastos ocupou entre 2003 e 2007. Membros honorários vitalícios e presidentes de Seccionais da OAB também prestaram homenagem ao jurista.
 

Deixe um comentário