Notícias

Diretores recebem 58 advogados e quatro estagiários em primeira solenidade de outubro

Data:

Os Diretores da OAB/MS, CAAMS e ESA/MS receberam, na tarde desta segunda-feira (3), 58 advogados e advogadas e quatro estagiários nos quadros da instituição. 

Compuseram a mesa da solenidade o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira, Vice-Presidente Camila Bastos, Secretária-Adjunta Janine Delgado, Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira, o membro honorário vitalício e Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche, Presidente da CAAMS Marco Rocha, Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Volpe Camargo, Conselheira Estadual e Madrinha da Turma Natália Feitosa Beltrão de Morais e o Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Ramatis Aguni Magalhães.
Após a abertura feita pelo Presidente Bitto Pereira, o Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Ramatis Aguni Magalhães cumprimentou a todos e parabenizou os novos advogados. “Assim como vocês, eu já estive nesse lugar recebendo a famosa carteira vermelhinha. É um momento simbólico, único, principalmente em meio às eleições, um pleito importante ao país, e a advocacia, bem como a sociedade, deve fazer a diferença”.

A Diretora-Geral Lauane Volpe Camargo convidou os novos colegas a participarem da ESA/MS. “Hoje vocês saem daqui advogados e nós precisamos aprender no dia a dia a advocacia. A Escola Superior está de portas abertas para recebê-los, com cursos e palestras gratuitas de diferentes áreas do direito”.

Foram apresentados aos presentes os serviços da CAAMS, pelo Presidente Marco Rocha. “A Caixa oferece vários auxílios, cesta básica, maternidade, natalidade, funeral e diversos convênios, desde hotel e outros, bem como plano de saúde e tantos outros serviços. Estamos preparando algumas novidades, como um aplicativo, para facilitar o acesso a todos serviços oferecidos”. 

O juramento foi feito pelo compromissando Tiago Pereira de Arruda e o discurso da turma pela Advogada Marina Nunes. Em seu discurso, ela comentou sobre a felicidade em pegar a carteira e a importância de ser advogado. “Aqueles que recorrem a nós depositam nas nossas mãos o seu bem mais precioso, a sua vida e cabe a nós, advogados, cuidar das suas causas com o mesmo apreço, como se estivéssemos cuidando do nosso próprio direito. Que nunca prometemos mais do que possamos entregar, mas busquemos entregar mais do que prometemos. Que a chama da justiça sempre se mantenha acesa, de forma que ela seja direção para nossas ações. Que tenhamos sempre a mente a honra de exercermos a mais linda profissão. Se chegamos até aqui é porque somos capazes. Lembrem-se dos dias que vocês pediram pelo que tem hoje. Espero que quando for indagado sobre nossa profissão, você responda com orgulho, sou advogado”.  

A Madrinha da Turma, Natalia Feitosa Beltrão de Morais, deu as boas-vindas aos advogados e destacou a importância da humildade na profissão. “Comecem mesmo sem estar prontos, comecem com humildade. Toda caminhada começa com um primeiro passo. Tenham humildade acima de tudo. A OAB recebe e apoia os advogados, com cursos e debates, e reuniões das Comissões. Comecem a trabalhar, estudem e participem da OAB que terão um brilhante carreira e alcançarão a tão sonhada realização profissional”. 



No discurso final, o Presidente Bitto Pereira parabenizou a colega que fez o discurso aconselhando sobre a importância da ética profissional. “Mariana fez um lindo discurso e digo aqui que é preciso mesmo ter cuidado com o que você vai prometer, para não prometer o que não pode entregar e procurar entregar e fazer além do que você prometeu. É uma lição muito importante, de ética. A estrada da advocacia é longa, a caminhada na advocacia é diária e não existem atalhos, porque o mais importante é o seu nome, e não sua origem ou escritório que está. Isso se constrói com disciplina, trabalho, com serenidade, sem se desviar e sem jamais prometer o que não pode cumprir”. 

Ele finalizou parafraseando Manoel de Barros sobre a paixão pela advocacia. “Na advocacia, nós temos paixões, paixão pelo estado democrático, Constituição Federal, liberdades e garantias constitucionais. Nós somos os sacerdotes do estado democrático de direito.  Não existe país democratico sem a advocacia. Então, façam isso com muita paixão porque aquilo que você se dedica, ela vai te devolver em dobro. Nascido em Cuiabá, Manoel Wenceslau Leite de Barros dizia nessa vida que as coisas que importam não são medidas por um fita métrica, muito menos por uma régua, nessa vida as coisas que importam são medidas pelo encantamento no nosso coração. Que vocês vivam encantados com a advocacia todos os dias de vocês”. 

Acesse aqui as fotos. 

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber