Notícias

Diretoria e membros da OAB/MS e OAB Nacional participam da posse do Desembargador Ary Raghiant Neto

Data:

Uma solenidade marcada por emoção. A posse do Desembargador pelo Quinto Constitucional, Ary Raghiant Neto, teve a presença da Diretoria e membros da Ordem sul-mato-grossense e da OAB Nacional, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, na tarde de terça-feira (29).

O Presidente Bitto Pereira participou da mesa da solenidade, composta pelo Presidente do TJMS, Desembargador Carlos Eduardo Contar; Governador Reinaldo Azambuja; Senador Nelson Trad Filho; Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Paulo Corrêa; Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda; Desembargador Federal Luiz Stefanini; bem como dos Desembargadores que compõe o Tribunal Pleno.

A Diretoria da OAB/MS participou da posse, a Vice-Presidente Camila Bastos; o Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral; a Secretária-Adjunta Janine Delgado; e o Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira, acompanhados do Conselheiro Federal e Ouvidor-Geral da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha; dos Conselheiros Federais por Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, Afeife Mohamad Hajj, Andrea Flores, Gaya Shneider e Ricardo Pereira, de diversos Conselheiros Estaduais, Presidentes de Subseções e membros de Comissões.

O Decano Des. João Maria Lós fez o discurso de acolhida destacando a importância do ingresso do novo Desembargador. “Nosso Tribunal recebe hoje seu mais novo membro, Desembargador Ary Raghiant Neto, com uma trajetória de sucesso na advocacia, e agora assume a cadeira pelo Quinto Constitucional, do querido Des. Claudionor Miguel Abss Duarte. A escolha de Vossa Excelência dará continuidade ao rol dos grandes julgadores oriundos dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, que já integraram esse Tribunal. Vossa Excelência assume aqui o compromisso de promover o melhor e mais adequado atendimento do cidadão, que roga que o magistrado deve ser um verdadeiro agente de transformação social. Tenho certeza que muito contribuirá com a valorização da magistratura”.

Em seu discurso, o Presidente Bitto Pereira ressaltou o legado de Ary Raghiant Neto para a advocacia e sociedade sul-mato-grossense parafraseando o poeta chileno Pablo Neruda. “A sua votação histórica aconteceu no dia 5 de outubro, quando recebeu 36 votos unânimes. A votação da lista tríplice deste Tribunal foi no dia 19 de outubro e o Governador o nomeou numa segunda-feira, 7 de novembro. Todo esse processo ocorreu na primavera, e na vida e na literatura, a primavera representa renascimento, novos desafios e uma nova vida. Pablo Neruda dizia que os homens podem muita coisa, mas nenhum deles pode impedir a primavera de chegar. E a primavera só chega na vida para aqueles que trabalham. Eu fui testemunha de sua história de vida na advocacia e nos 22 anos passados dentro da OAB/MS. A chegada neste Tribunal, pelo Quinto Constitucional, é motivo de orgulho para todos os advogados. Nada supera a força do trabalho e dos bons propósitos. Essa vaga é da advocacia, mas muito mais, da OAB, e deve ser ocupada por quem muito contribuiu à classe”.

Emocionado, o novo Desembargador Ary Raghiant Neto agradeceu o apoio de todos nessa jornada, principalmente da advocacia, e frisou a importância do cargo e do compromisso com a justiça. “Tenham certeza que levarei comigo todo o aprendizado que essa escola OAB me ensinou, especialmente o respeito às prerrogativas de cada advogado desse país e o direito a uma justa remuneração. Duas bandeiras dessa instituição que lidera a sociedade civil organizada e que eu tive a honra de participar por duas décadas. Acredito numa magistratura com os pés no chão. Somos e seremos sempre os guardiães da Constituição. Nosso rumo deve ser uma linha reta e nosso compromisso deve ser com a justiça. Assumo este cargo com alegria, responsabilidade e gratidão. Sou mais um soldado vindo da carreira da advocacia para compor este Tribunal, em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e próspera”.

O Presidente do TJMS, Desembargador Carlos Eduardo Contar, encerrou a solenidade parabenizando e dando as boas-vindas ao Desembargador Ary Raghiant Neto.

 

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber