ESA Conecta debate defesa das prerrogativas perante instituições militares e policiais

A Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas da OAB/MS, por meio da Escola de Prerrogativas e em parceria com a ESA/MS, realizou na noite desta quinta-feira (7) o segundo curso da programação promovida pela instituição. O evento reuniu advogados, estudantes e profissionais do Direito para debater a defesa das prerrogativas da advocacia perante instituições militares e policiais.

O encontro contou com a presença do secretário-geral e corregedor-geral da OAB/MS, Luiz Rene Gonçalves do Amaral, e teve como tema “Defesa das prerrogativas perante as instituições militares e policiais”, ministrado pelo advogado e professor Paulo Alberto Doreto.

Na abertura do evento, o conselheiro estadual, advogado criminalista e presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas da OAB/MS e da ABRACRIM/MS, Caio Magno Duncan Couto, destacou o início do segundo curso promovido pela Escola de Prerrogativas.

“Hoje teremos a palestra do Dr. Paulo Alberto Doreto, ele que é um advogado muito atuante na CDA, muito técnico, e hoje estamos dando início ao segundo curso da Escola de Prerrogativas. Serão cinco no total”, afirmou.

Durante sua fala, Luiz Rene Gonçalves do Amaral ressaltou a importância da iniciativa para a advocacia sul-mato-grossense.

“A OAB/MS se destaca na defesa de prerrogativas dos advogados, não só aqui, mas entre todas as 27 seccionais. Esse curso vem para colocar a OAB/MS um passo à frente no processo de formação dos defensores de prerrogativas”, declarou.

Em sua palestra, Paulo Alberto Doreto destacou a atuação da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas no exercício diário da advocacia.

“São 11 anos advogando e 11 anos participando de alguma comissão da OAB/MS. Por conta da CDA, conseguimos exercer nosso trabalho. O papel da comissão é garantir ao advogado a possibilidade de trabalhar”, disse.

A advogada Lucimar Goedert dos Santos participou como debatedora e ressaltou a importância da comissão para o aprendizado profissional.

“É uma comissão muito interessante para participar. É onde surgem debates e onde aprendemos muito, não só sobre prerrogativas, mas também sobre a parte processual do dia a dia”, comentou.

Também participou como debatedor o advogado Cleber Matias dos Santos.

“A CDA é uma comissão de aprendizado e hoje vimos que temos que aprender cada vez mais”, afirmou.

A palestra completa está disponível no canal da ESA/MS no YouTube.