Mansour destaca atuação pela defesa das prerrogativas em entrega de carteira

Data:

Quatro advogados e quatro estagiários receberam carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta terça-feira (27). O Presidente Mansour Elias Karmouche recebeu os compromissados em seu gabinete.

Em seu discurso, ele falou sobre o papel da OAB e sua importância à sociedade. “Nossa instituição é porto e farol da sociedade brasileira. Em todos os momentos difíceis no país, a Ordem dos Advogados do Brasil tem se posicionado. Foi a OAB que lutou pelo processo de redemocratização do país. A OAB contribui também ao combate a corrupção. O projeto de iniciativa popular, Projeto Ficha Limpa, foi aprovado devido à participação da Ordem. A OAB também, por meio de Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), acabou com financiamento de empresas para partidos políticos, após escândalo do Mensalão”, pontuou.

“Em Campo Grande, entramos contra o Plano Diretor de Campo Grande e fomos vitoriosos, contra a taxa do lixo, dentre várias outras ações em Mato Grosso do Sul, como pela duplicação da BR-163”, lembrou Mansour.

A OAB tem esse duplo papel, corporativo e institucional. “Para fazermos a defesa com amplitude e contraditório, nós também temos lutado incessantemente pela valorização das prerrogativas. Conjunto de instrumentos que os protegem e criam mecanismos para que vocês possam exercer a advocacia. Dentre esses, por exemplo, se avistar com seu cliente preso”.

E complementa: “Nós conseguimos através da Senadora Simone Tebet aprovar o projeto que criminaliza as violações de prerrogativas que modifica o status da advocacia. Antigamente, nós tínhamos apenas o desagravo para a violação das prerrogativas, hoje, com esse projeto, aprovado nós elevaremos o status da advocacia. Em mais de 85 anos de nossa existência, nós nunca tivemos um projeto dessa magnitude”, destacou.

Mansour ainda mencionou aos advogados os serviços disponibilizados pela Caixa de Assistência (CAAMS), como plano de saúde, farmácia, livraria com preços mais baixos, auxílios maternidade e funeral, assim como os cursos e palestras oferecidos pela Escola Superior da Advocacia (ESA/MS).

Karine Garcia leu o juramento. Formada no ano passado, Karine passou no primeiro Exame de Ordem que fez. “Eu sempre sonhei em trabalhar na área. Quando criança queria ser juíza quando crescesse, hoje pretendo continuar na advocacia. Eu peguei a carteira antes da solenidade, que será na semana que vem, porque já estou com casos que preciso atuar”.

Murillo Gabriel de Almeida, acadêmico do 4° ano de Direito da UFMS, pegou a carteira de estagiário. “A carteira abre muitas portas pra nós que estamos no estágio, dando oportunidade que sem a inscrição não conseguiríamos. É um estimulo para mim estudar para o Exame e daqui dois anos pretendo estar com a carteira em mãos”, disse.

Participaram da entrega de carteira a Advogada Ana Abdo e o Juiz Federal Ronaldo Silva.