Mansour entrega em Brasília Selo OAB/MS de qualidade aos cursos de Direito do Estado

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil entregou nesta quarta-feira (13) em Brasília um selo de qualidade a 139 cursos de direito de todo o país recomendados pela entidade. São utilizados como critérios de avaliação o nível de ensino oferecido pelas universidades com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem e, também, o conceito obtido pelas escolas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Desde que surgiu o “OAB Recomenda”, em 1999, o principal objetivo é enaltecer as instituições de ensino em Direito com regularidade de desempenho. A certificação não funciona como um ranking entre as instituições, nem como um mecanismo de desaconselhamento de cursos. O selo de qualidade é editado a cada três anos e divulga periodicamente os cursos de Direito que mais se destacaram em cada Unidade da Federação.

O resultado de 139 cursos de direito recomendados pela OAB contempla em média 10% dos mais de 1.300 existentes no Brasil. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Karmouche, participou da solenidade e fez a entrega do selo para as universidades de Mato Grosso do Sul selecionadas: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Universidade Federal Da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidades de Dourados e Naviraí.

“O selo OAB Recomenda incentiva as instituições a investirem na qualidade de ensino e infraestrutura oferecidas aos acadêmicos, que, certamente, resulta em bons profissionais e mais segurança para o cidadão e a sociedade”, disse o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche.

Das 139 faculdades selecionadas, 78 são públicas e 61 privadas. Desde 2001, quando o selo foi entregue pela primeira vez, cresceu o número de instituições recomendadas pela Ordem. Na primeira edição 52 cursos receberam a certificação. Na última edição, de 2011, foram 89 cursos.