“Mudei a minha história e da minha família”, diz André Fredo sobre a paixão pela advocacia
“Hoje sei que nasci advogado, mas nem sempre foi assim. Filho de doméstica e sem nenhuma vergonha em dizer isso, vi na advocacia a oportunidade de mudar de vida”. Essas são as palavras ditas pelo Advogado André Fredo diante do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul, ao expressar a paixão que sente pela advocacia. Na ocasião, Fredo que é Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, despediu-se da presidência da Associação dos Novos Advogados de Mato Grosso do Sul (ANA/MS). A Sessão Ordinária é a última deste ano de 2019 e foi realizada em Ponta Porã.
Fredo contou que, inicialmente, tinha como meta passar em concurso público, até conseguiu, mas atuou pouco na função e entendeu que havia nascido para ser advogado a partir do primeiro emprego. “Fui contratado em um escritório e chegou um momento em que os clientes do dono pediam para serem atendidos por mim. A partir de então, descobri a minha vocação. Passei em um concurso, mas não consegui ficar dois meses, sai e abri o meu escritório com muita dificuldade, mas com a certeza de saber quem eu era. Hoje temos oito anos de sucesso, graças a Deus. Mudei a minha história e da minha família com o dinheiro da advocacia”, agradeceu.
Sobre a atuação como presidente da ANA/MS, Fredo lembrou que começou a fazer parte ao perceber que lá tinham muitos advogados também apaixonados pela profissão. “Me comprometi até que fui eleito presidente para a gestão 2018/2019. Foram anos difíceis e com muitos desafios, principalmente pela missão de romper o viés político que tinha se instalado ali dentro e tivemos sucesso. Hoje não há nenhum membro efetivamente participante que tenha qualquer envolvimento com política partidária, fizemos vários convênios de descontos em prol dos advogados”, disse e foi aplaudido.
Emocionado e diante do Conselho, o qual também fez parte na gestão anterior, André Fredo falou da despedida como presidente da Associação dos Novos Advogados de Mato Grosso do Sul (ANA/MS).“Me despeço hoje, mas esse futuro continua firme nas mãos de novos advogados que vão me suceder e continuar abraçando aqueles que estão iniciando a carreira. O advogado que inicia a carreira valorizado e dignificado será valorizado para o resto da vida. A advocacia como um todo ganha com isso”, garantiu.
Fredo encerrou suas palavras com uma frase do Livro ‘Eles, os Juízes’: “Embora ainda haja inocentes a defender, embora ainda haja abusos a denunciar, embora ainda haja dores produzidas pela injustiça e por lei ditadas para curá-las, a advocacia ainda é jovem e a juventude nunca é melancólica, porque tem diante de si o futuro.”
Gratidão
Para o Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche o sentimento com o trabalho desenvolvido pelo Advogado é de gratidão. “A Diretoria e os Conselheiros parabenizaram Fredo pela trajetória e trabalhos realizados até agora junto à Comissão de Exame de Ordem da OAB/MS, umas das mais importantes para nós. Ele implantou projetos como o de palestras com os compromissandos da Ordem, tem nos enchido de muito orgulho, é um irmão nosso, uma pessoa que tem muita dedicação”, elogiou.