Notícias

Novo Auditório da ESA/MS recebe nome de Nery Sá e Silva Azambuja

Data:

Na noite desta terça-feira (30) foi inaugurado o novo auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA/MS), que recebeu o nome do Advogado e Desembargador da Justiça do Trabalho “Nery Sá e Silva Azambuja”, falecido no ano passado.

Formaram a mesa de cerimônia, o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira; Vice-Presidente Camila Bastos; Secretária-Geral Adjunta Janine Delgado; Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira; membro honorário vitalício Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche; Diretora-Geral da ESA/MS Lauane Bráz Andrekowisk Volpe Camargo; Corregedor do TJMS e Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva; Desembargador João de Deus Gomes de Souza.

O espaço leva o nome do seu primeiro Presidente, Nery Sá e Silva Azambuja, pelos relevantes trabalhos feitos para advocacia sul-mato-grossense e será utilizado pela ESA e pelas Comissões da OAB/MS.

Doutor Nery tinha um extenso currículo voltado à educação, foi Vice-Presidente da OAB/MS na gestão de 1995/1997, sendo fundador e primeiro Diretor da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS), Professor assistente da PUC/SP e atuava desde 1984 como Professor da UCDB.

A Diretora-Geral da ESA, Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo, abriu a inauguração, em discurso agradeceu a Diretoria pelo novo auditório e destacou o interesse da advocacia sul-mato-grossense pela educação. “É motivo de alegria saber que os advogados de Mato Grosso do Sul não se cansam de estudar. Nós temos aqui na nossa sede da OAB/MS, o auditório, um Conselho, três salas e mesmo assim esses espaços estão pequenos e vivem lotados. Também quero agradecer a todos os professores que aceitam os convites que a ESA faz, seja aqui na capital seja no interior, e comparecem aqui voluntariamente para compartilhar conhecimento”.

O ex-Conselheiro Estadual Walfrido de Azambuja Júnior, em nome de seu irmão e dos familiares, recebeu a homenagem e relembrou do amor que Nery tinha pelo ensino jurídico. “O ‘Nerynho’ como carinhosamente eu o chamava, sempre foi um entusiasta do conhecimento, em especial, o jurídico. Certamente, esse seu amor ao ensino e ao conhecimento o fizeram superar todas as limitações que a vida lhe impôs. Tenho plena convicção que ele está em festa com essa homenagem, a ESA sempre foi a menina dos olhos dele. Nossa família aqui presente tem muito orgulho das conquistas do Nery, e essa homenagem traz conforto e alegria para nós. Ainda mais o reconhecimento feito por seus pares, porque antes de se tornar procurador, presidente do tribunal, foi e é um advogado e deixou para nós inúmeros exemplos”.

O Presidente Bitto Pereira lembrou da trajetória de Nery Sá e Silva de Azambuja como professor, e também parabenizou a iniciativa do Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira por disponibilizar mais um espaço para eventos na OAB/MS. “Fui aluno do Nery, então eu o conheci quando ele era Vice-Presidente da OAB e Professor na Universidade Católica Dom Bosco, e passei a ter admiração e reverência não apenas pela cultura jurídica inigualável, mas pelo homem cortês, cordial e que sempre teve com seus alunos uma relação de muito respeito e reciprocidade. A vida de Nery Azambuja é o conceito do que é legado, de deixar uma história rica de amigos, de admiradores por onde ele passou, nesta casa foi reverenciado por seus pares, no Tribunal pela magistratura. Nery foi um homem que lutou pelos seus ideais, lutou bravamente pelas suas convicções”.

 

 

 

Texto: Catarine Sturza e Raissa Quinhonez / Fotos: Gerson Walber