OAB/MS e INSS se reúnem para tratar do “INSS Digital”
A Comissão de Direito Previdenciário (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), se reuniu nesta quarta-feira (21) com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para tratar do “INSS Digital”. O acordo de cooperação técnica vai permitir que os advogados possam requerer eletronicamente, de seus escritórios, os benefícios.
A pauta da reunião foi “o cadastro dos advogados que queiram atuar mediante o sistema digital do INSS, a regulamentação da digitalização dos processos, os códigos de acesso, as dificuldades de acesso encontradas até agora e as prerrogativas na tratativa da acessibilidade ante a gerência da Previdência Social”, de acordo com Membro da Comissão, Cristiane Oliveira. “É uma questão de transição. Hoje também deixamos acertado que serão descentralizados esses cadastros com os municípios, em suas respectivas Subsessões”.
“A reunião serviu para alinhar os últimos detalhes quanto ao INSS Digital. A partir de agora, servidores da OAB estarão disponíveis para fazer e auxiliar nesse cadastro e assim desinchar a fila de advogados que têm interesse em atuar na área de Direito Previdenciário pelo novo sistema do INSS Digital”, ressaltou Marcos de Castro.
Nos próximos dias, os advogados receberão mais informações em uma cartilha especifica “de como fazer o cadastro, e pós-feito, como fazer o requerimento de um beneficio previdenciário”, citou Castro.
Também participaram da reunião a Assessora Jurídica da OAB/MS, Kesy Ceron, e o Gerente de TI, Avenir Ferreira Júnior.