OAB/MS participa de reunião virtual para debater metas de atuação do Poder Judiciário em 2021
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio do Presidente Mansour Elias Karmouche, participou na tarde desta quarta-feira (8) de reunião para debater metas de atuação e políticas públicas do Poder Judiciário em 2021. O encontro, realizado por videoconferência, teve representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), Associação dos Magistrados (Amamsul), Defensoria Pública, Ministério Público e Sindicato dos Servidores de Justiça (Sindijus).
Ao apresentar intenções da advocacia, o Presidente da Ordem citou que a classe vem conseguindo enfrentar com grandes avanços esse período de dificuldades em decorrência da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19), mas defendeu a necessidade do retorno em atividades presenciais, como o Tribunal do Júri. “A realização por videoconferência tem sido inviável, acredito que tanto para a defesa quanto acusação. O Júri demanda emoções e virtualmente tem sido frívolo, prejudicando ambas as partes do processo”, destacou Mansour.
Na ocasião, o Presidente também elogiou a atuação do TJMS que em meio às restrições tem dado prioridade a determinados serviços como: expedições de alvarás, requisições de pagamentos e precatórios. “Temos que pensar juntos sobre o retorno presencial, de forma rápida e segura, que atenda a todos os protocolos necessários de segurança para conter a disseminação da Covid-19”, frisou.
Metas Nacionais
Anualmente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebe de todos os segmentos da Justiça do Brasil e sociedade sugestões com o propósito de garantir a evolução na qualidade da prestação jurisdicional, proporcionando maior celeridade, transparência, efetividade e responsabilidade social.
“A ideia é envolver toda a sociedade e todos os segmentos da área para, com essa participação democrática e ampla, buscar propostas que serão encaminhadas ao CNJ. Cada Tribunal vai enviar as três propostas mais votadas. No segundo semestre, os Presidentes dos Tribunais vão votar nas metas que serão adotadas em 2021”, explicou o Juiz-Auxiliar da Presidência do TJMS Alexandre Pucci.
O formulário está disponível no portal do TJMS, entre os dias 8 e 25 de julho. Para participar, basta acessar o link https://www.tjms.jus.br/metasnacionais2021/ e seguir as instruções.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber