OAB/MS recebe novos advogados e advogadas em solenidade de entrega de carteiras

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), iniciou esta segunda-feira (4) com solenidade de entrega de carteiras para receber aos seus quadros 39 novos advogados e advogadas.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente Mansour Elias Karmouche, acompanhado do Vice-Presidente Walfrido de Azambuja Júnior, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia Vinícius Monteiro Paiva, Presidente do Tribunal de Ética (TED) Marta do Carmo Taques, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado, Presidente da Comissão de Direito Constitucional e Padrinho da Turma Elias Kesrouani Júnior e Procurador-Geral do Município Alexandre Ávalo.

Mansour iniciou discurso pontuando qualidades necessárias no exercício da profissão. “A advocacia requer alguns importantes adjetivos, como: fraternidade, humildade e solidariedade com o próximo. Essa nossa profissão, assim como esta instituição, se mantém graças ao espírito colaborativo. A OAB de Mato Grosso do Sul é um lugar de oportunidade para todos que desejam o seu crescimento profissional, seja colaborando com a instituição ou exercendo trabalhos sociais”.

Na sequência, o Presidente da OAB/MS destacou a atuação do advogado nas decisões judiciais. “Quem realmente desenha as teses são vocês. O juiz julga e as transforma em jurisprudência, mas é o advogado que, com a sua criatividade e sagacidade, pode fazer as coisas transformadoras. O Direito é muito dinâmico e vocês são o objeto transformador da sociedade. Sejam essas pessoas que podem construir um futuro melhor para todos e um judiciário melhor”.

Na ocasião, Mansour Karmouche noticiou que recentemente a OAB/MS foi convidada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para construir projeto-piloto de integração entre a advocacia sul-mato-grossense e o judiciário nacional. “Fomos a primeira Seccional a receber esse convite. É um reconhecimento ao trabalho que a nossa gestão tem realizado em prol da nossa advocacia. Temos que ser participativos e colaborativos para que possamos construir uma profissão melhor. Hoje vocês ingressam em uma profissão de grande valor. Contem sempre com esta gestão e com a OAB de Mato Grosso do Sul”.

Presidente do TED, Marta do Carmo Taques propôs que os jovens profissionais se dediquem àquilo que proporciona felicidade, sempre com respeito às autoridades e seus pares. Ao final, aconselhou: “procurem sempre orientações de colegas que já trilharam esse caminho que hoje se inicia para vocês. A Ordem dos Advogados do Brasil é uma energia, é onde pulsa o coração de toda advocacia sul-mato-grossense. Procurem saber como poderão também contribuir com esta Casa”.

A Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado deu boas-vindas aos jovens advogados e advogadas. “Esse momento é muito especial e único na vida de todos vocês. Saibam: temos muitos campos de atuação e para todo bom profissional sempre haverá espaço. Para isso, continuam estudando e se aperfeiçoando. Estamos aqui para ajudá-los no que for necessário. Contem sempre com esta Casa”.

Ao fazer uso da palavra, o Conselheiro Federal Vinícius Monteiro Paiva cumprimentou todos, em especial os familiares. “Vocês foram fundamentais na trajetória dos novos Operadores do Direito até chegarem aqui. Sofreram angústias, ansiedades e dúvidas sobre os rumos que eles irão seguir na profissão. Parabéns a todos os familiares daqueles que hoje recebem a sua carteira”.

Padrinho da turma, o Advogado Elias Kesrouani Júnior falou da honra em exercer a profissão. “Ser advogado é receber a maior dádiva da alma, é lutar pelo direito do outro como se fosse o seu, é lutar pela casa de um, pelo ‘nome limpo’ do outro, pela liberdade em um Habeas Corpus ou pelo direito a uma pessoa em integrar carreira pública através de um Mandado de Segurança. Renovem-se a cada dia, sejam a referência e não a indiferença, especializem-se. Quem é referência não tem competição, tem admiradores”.

Elias também convidou todos a participarem da instituição. “A Ordem dos Advogados do Brasil exerce uma função quase que centenária não apenas em nossa defesa, mas sim de toda a sociedade. Estamos na vanguarda de todas as manifestações institucionais do país. A OAB é a Casa de vocês. Venham, participem dos eventos, conheçam novos colegas e participem das comissões que lhes tragam interesse. Essa história é escrita por vocês. A maior prova disso sou eu, com pouco mais de seis anos de Advocacia estou na presidência de uma das comissões mais importantes, lidando com responsabilidades em nome da nossa Casa. Esse é um caminho palpável para todos aqui presentes”.

A bacharel Mariana Simões Simas leu o juramento e Gabriela Mangini Stang discursou em nome da turma agradecendo o convite para compartilhar palavras de gratidão. “Apenas nós colegas que nos formamos no curso de Direito durante uma pandemia e que recebemos a notícia de milhares de mortes sabemos das dificuldades dos últimos anos. A maior força de uma pessoa é essa rede de apoio: seus familiares, amigos, namorados e namoradas. Apesar de tudo isso, chegamos a este momento importante de nossas vidas”.

Gabriela encerrou citando desafios que já são esperados. “Principalmente quando estivermos defendendo os direitos de pessoas renegadas pela sociedade, defendendo os interesses de pessoas que não ocupam as camadas sociais mais privilegiadas. A advocacia não é para covardes. O nosso papel não é apenas seguir o que está posto no ordenamento jurídico. Mas sempre buscar transformações para que o Direito seja mais justo e mais igual possível. Para isso, precisamos ter empatia e humanidade. Parabéns a todos nós que conquistamos os nossos sonhos”.

Confira aqui os nomes de todos os novos Operadores do Direito.

 

 

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber