Presidente Bitto Pereira abre VI Congresso de Ciências Jurídicas em Dourados com palestra sobre o futuro da advocacia
Começou nesta terça-feira (24) o VI Congresso de Ciências Jurídicas, realizado pela Subseção Dourados e Itaporã. Diretores da OAB/MS participaram da mesa de abertura, que contou com a palestra do Presidente Bitto Pereira, com o tema “o futuro da advocacia”.
Estavam presentes na mesa de autoridades, o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira, a Secretária-Geral Adjunta Janine Delgado, o Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira, o Presidente da 4ª Subseção da OAB de Dourados e Itaporã Ewerton Britto, a Vice-Presidente da 4ª Subseção Fabiana Corrêa Garcia Pereira de Oliveira, a Secretária-Geral Gilvane Bezerra da Silva Dias, o Secretário-Geral Adjunto Virgilio José Bertelli, a Diretora-Tesoureira Luciana Ramires Fernandes Magalhães, o Conselheiro Federal Afeife Mohamad Hajj, a Delegada da CAAMS de Dourados Rosa Medeiros Bezerra, o Procurador-Geral Adjunto do Município Rodrigo de Farias Machado, a Presidente da Comissão de Ensinos Jurídicos Juliana Tomiko Ribeiro Aizawa, o Representante do Curso de Direito da Unigran Renato de Aguiar Lima e a Acadêmica Tais Silva da Rosa.
O Presidente Bitto Pereira, na abertura, cumprimentou a todos os presentes e parabenizou a Subseção pelo evento. “É uma satisfação estar nesse VI Congresso de Ciências Jurídicas, realizado pela Subseção Dourados e Itaporã. Hoje, a maioria da nossa Diretoria está aqui para prestigiar esse Congresso. Eventos como esses são de extrema importância para quem está começando na carreira, para debater importantes temas da área e trazer ao conhecimento assuntos que, por vezes, não são falados em sala de aula, porque são várias palestras com temas não apenas teóricos, mas práticos sobre a rotina da advocacia. Agradeço a Diretoria e parabenizo por esse grande evento”.
Ewerton Brito, Presidente da 4ª Subseção, saudou todas as autoridades que compuseram a solenidade e frisou a importância do evento. “Nossos agradecimentos a todos os presentes. O maior Congresso Jurídico do Estado de Mato Grosso do Sul e isso é para todos vocês, advogados e advogadas, acadêmicos de Direito, e todos aqueles que se servem do direito para fazer um mundo melhor”.
A primeira mesa da noite foi composta pelo Presidente da Subseção Dourados e Itaporã Ewerton Britto, a Doutora Gilvane da Silva Dias, os debatedores Vitor de Souza Júnior e Raianni Caroline Almeida Júnior, com palestra do Presidente Bitto Pereira.
Bitto Pereira trouxe a reflexão sobre as tecnologias e conexão com pessoas no exercício da advocacia. “A revolução digital trouxe esse conceito de Sociedade 5.0, de Advocacia 5.0, de tudo ser feito digitalmente e rapidamente. No entanto, o cidadão que nos procura, ele não quer apenas o processo, ele busca a felicidade na medida da sua atuação. Ninguém busca processo, busca-se a felicidade. Este conceito de Advocacia 5.0, e tudo o que se faz digitalmente tem que ter efetividade, melhoria nas condições de trabalho, e isso se faz através de pessoas, nós buscamos e nos conectamos com pessoas, porque nós lidamos com vida, anseios e angústias. Por isso, as máquinas não tomarão os nossos lugares, porque a advocacia não será resumida a um mero diagnóstico do computador, mas nós advogados somos o presente e o futuro”.
Ele concluiu falando sobre a importância de se especializar em áreas específicas na advocacia, como forma de pensar a advocacia do futuro. “Na advocacia, o que lhe traz reconhecimento e sucesso não é o tamanho do seu escritório ou o carro que você anda, o que diferencia um advogado é o seu nome, e ao tratar de uma área de atuação e de conhecimento, quanto mais específico for, mais reconhecido você fica. Então se eu pudesse dar uma dica para vocês, é estudem e se especializem”.
Ao final, Bitto Pereira recebeu uma homenagem dos Diretores da Subseção pela participação no Congresso.
Texto: Raissa Quinhonez e Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber