Presidente Mansour conduz entrega de carteiras e destaca esforços para garantir à classe ambiente de trabalho
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou cerimônia de entrega de carteiras a seis bacharéis e uma estagiária na manhã desta segunda-feira (12). O Presidente Mansour Elias Karmouche conduziu o ato solene e enfatizou o esforço que a instituição tem tido neste tempo de pandemia de Covid-19, especialmente para garantir ambiente de trabalho, onde todos possam exercer sua profissão.
“Quando veio a pandemia fui questionado sobre como poderíamos ajudar a advocacia. Respondi que criaríamos ambientes de trabalho para todos e foi isso que fizemos, dando dignidade e condições para vocês exercerem a nossa profissão. Em Mato Grosso do Sul somos agraciados com um clima muito bom para começar a advogar e isso tudo foi graças ao esforço de todos nós”, disse o Presidente apresentando o Escritório Compartilhado criado em maio de 2020 na sede da OAB/MS. Ele também colocou à disposição de todos o Espaço Coworking no Centro de Campo Grande e destacou que ambos podem ser utilizados gratuitamente.
Mansour lembrou de grandes conquistas por meio desta gestão em prol da advocacia e sociedade brasileira, como a aprovação da Lei de Criminalização à Violação das Prerrogativas e Paridade de Gênero. “A nossa instituição, nesta gestão, fez muita coisa para o Brasil, não fez somente para o Mato Grosso do Sul. Fomos nós que lideramos o movimento para haver igualdade na composição da Diretoria da Ordem dos Advogadsos e Conselhos, inclusive com cota para negros e pardos. A minha manifestação foi eloquente e arrastou vários Presidentes que tinham dúvidas com relação a essa pauta. Já nesta próxima eleição, a Diretoria tem que ser composta pelo mesmo número de homens e mulheres. Esse foi um grande avanço para uma reposição histórica”.
O Presidente também pontuou que até a gestão passada, para ser Conselheiro nesta Casa, tinha que ter no mínimo cinco anos de atuação. “Temos um compromisso com a Jovem Advocacia. Fizemos alteração legislativa, através do nosso relator que foi à época o nosso Conselheiro Federal Luis Cláudio Bito, e conquistamos a redução para três anos desse tempo”.
Mansour Karmouche encerrou o pronunciamento desejando sorte e êxito na carreira de cada um dos novos operadores do Direito.
Ao lado dele, participaram da entrega de carteiras o Vice-Presidente Walfrido Azambuja Júnior, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA) Nacional Luis Cláudio Pereira Bito, Presidente da CAAMS Silvia Bontempo, Ouvidor César González e Coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Inovação Jurídica (LiTech) Dayane Lupoli.
Bito iniciou sua fala parabenizando os bacharéis pela conquista e aos familiares por terem feito parte, apoiando esse momento muito importante. Em seguida, citou o quanto é importante lutar por um sonho. “Hoje vocês ingressam em uma carreira que possibilita progresso para quem luta e se dedica com dignidade e estudos. Tenham sempre otimismo e sigam os passos daqueles que trabalham com galhardia. Acreditem na beleza dos seus sonhos”.
Dayane Lupoli apresentou o LiTech e convidou todos a também fazerem parte do projeto. “Fazemos mentoria de planejamento de carreira, de forma individualizada a vocês. Nela vocês fazem contato com especialistas em finanças, jornalistas, publicitários e todos são mentores voluntários. Estamos de portas abertas”.
Receberam a carteira da OAB/MS: Annelise Fracalossi, Camila Machado Florença, Joel Pereira Soares, Lorrayne Silveira Fernandes, Michely Segovia Ortiz Santos, Wellington de Oliveira Vieira e a estagiária Viviane Pinheiro Evangelista.
Em nome da turma, Joel celebrou a ocasião. “Cursei Direito por acaso, mas nele encontrei sonhos e percebi o tanto de coisas maravilhosas que oferece. Me formei no Paraná e vim fazer o meu juramento aqui. Tive sonhos, ideais e as coisas aconteceram ao longo do caminho que não foi fácil, mas hoje estou aqui, ao lado de todos vocês”.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber