Presidente Mansour destaca para novos advogados importância das prerrogativas e cumprimento à Constituição

Data:

Solenidade de entrega de carteiras para 59 jovens advogados, advogadas e quatro estagiários e estagiárias foi realizada nesta quarta-feira (13), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Em discurso aos novos colegas, o Presidente Mansour Elias Karmouche destacou a importâncias das prerrogativas e do cumprimento à Constituição Brasileira.

“Para exercer a atividade vocês irão precisar do conjunto de instrumentos denominado prerrogativas. Foi nessa gestão que graças ao trabalho incansável do nosso Conselheiro Federal e hoje Secretário-Geral Adjunto do Conselho Federal, Ary Raghiant, através da nossa Senadora Simone Tebet, conseguimos elevar o status da advocacia criminalizando a violação das prerrogativas. Isso é um grande avanço. Desde 1930 nunca tivemos um projeto dessa magnitude”, comemorou.

Mansour lembrou que as prerrogativas pertencem à sociedade. “Sem a defesa dos direitos da profissão, vocês jamais poderiam executar esse compromisso de hoje para defender os seus clientes. As prerrogativas fazem com que exerçam o contraditório e ampla defesa”.

Ainda em discurso, o Presidente da Ordem declarou que “os novos advogados devem ter o compromisso de garantir que a Constituição seja cumprida e lutar por uma sociedade mais justa, igualitária e menos conturbada”. “Vamos cobrar das nossas autoridades mais éticas e cobrar o combate à corrupção dentro da lei”, concluiu.

Mesa

Compuseram a mesa de honra juntamente ao Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes; Diretor-Tesoureiro Marco Rocha; Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Nacional da Jovem Advocacia Vinicius Monteiro Paiva; Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina Marta do Carmos Taques; Conselheiro Estadual e Padrinho da Turma Roberto Santos Cunha; Secretária-Geral Adjunta da CAAMS Janaína Pouso; Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direito Comercial Gustavo Marinho; Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Janine Delgado; e Presidente da Escola da Associação dos Novos Advogados João Antônio Argelim.

Na vez da palavra, Janine Delgado disse que “Mato Grosso do Sul é um Estado abundante. E há muitos nichos a trabalhar”. De acordo com ela, “o papel do advogado é ser a luz da sociedade. Nosso papel, enquanto Comissão, é fortalecer e levar mais conhecimentos a todos. A OAB é a partir de agora a casa de vocês”, convidou os jovens colegas da advocacia.

Janaína Pouso representou a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul, braço assistencial da OAB. “Temos vários benefícios, livraria, o Programa Anuidade Zero que nasceu aqui e o Conselho Federal está levando para implantar em outras Seccionais, setor odontológico com preços diferenciados, farmácia com entrada gratuita, auxílio maternidade, entre outros. Nossa Casa está de portas abertas sempre”.

O juramento para o exercício da profissão foi lido por Giovana Fróes Ponce. Se pronunciou em nome da turma, Sâmela de Souza Pereira. “Merecemos chegar aqui e somos dignos desse momento. Parabéns aos novos advogados e sucesso”, celebrou.

Padrinho da turma, o Conselheiro Estadual Roberto Cunha parabenizou aos colegas pela merecida aprovação no Exame de Ordem. “Fruto certamente da luta constante, abnegação e de esforço pessoal de cada um para alcançar esse objetivo. Hoje não é o fim, apenas o começo. A Ordem é sem dúvida a Casa da democracia e da cidadania, na medida em que luta incansavelmente pelo estado democrático de direito. A OAB tem estofo para se manter livre, democrática, pluralista, altiva e ativa. A OAB somos cada um de nós, novos e experientes, que acreditamos no constitucionalismo, respeitando os valores expressos nas cartas. A OAB é a voz constitucional de cada cidadão e temos o dever de não deixar que essa voz se cale”, discursou.

A solenidade teve a presença dos Conselheiros Estaduais Cerilo Casanta Calegaro Netoe Ana Laura Nunes da Cunha.