A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) recebeu na noite da última quinta-feira (10) a quarta edição do Congresso Sul-Mato-Grossense de Ciências Criminais. O evento – que tem dois dias de duração – é realizado pela ESA/MS (Escola Superior de Advocacia de MS) e IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).
No primeiro dia de evento, o advogado criminalista Aury Lopes Júnior palestrou sobre os Desafios Contemporâneos do Controle da Corrupção. A segunda palestra ficou a cargo do Promotor de Justiça de São Paulo, Roberto Livianu, com o tema: Prova Penal e Captura Psíquica do Juiz.
Na abertura, o coordenador das Comissões, Gabriel Marinho fez parte da mesa de autoridades. “Quero parabenizar a ESA/MS e o IBCCRIM pela realização do evento que possibilitou aos advogados, estagiários e acadêmicos de Direito ouvir e debater com juristas renomados acerca dos temas que tratam do dia a dia dos criminalistas”, disse Gabriel. Esteve presente ainda Wilson Tavares, representando as Comissões das Prerrogativas, Direitos Humanos e Advogados Criminalistas. O advogado ficou responsável pela coordenação geral e científica do evento.
Apoiaram também o evento a Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), a Esmagis (Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul), a AJD (Associação Juízes para Democracia), o MPD (Movimento Ministério Público Democrático) e a AIDP (Association Internationale de Droit Pénal).
Palestras – Nesta sexta-feira, último dia de Congresso, o Juiz de Direito de São Paulo, André Augusto Salvador Bezerra vai discursar sobre o tema: Meios de Comunicação de Massa e o Endurecimento da Jurisprudência: Propaganda em favor do Estado policial. O evento finaliza com o Juiz de Direito titular da Vara de Execuções Penais de Manaus, Luís Carlos Honório de Valois Coelho com o tema: O Direito Penal na guerra contra as drogas.
