Comissão de Segurança Pública debate com a Câmara dos Vereadores estudo que visa saúde mental de servidores

A Comissão de Segurança Pública (CSP) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), se reuniu com o representante da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Vereadores de Campo Grande Coronel Alírio Villasanti, para debater sobre estudo visando a saúde mental de servidores. O encontro foi realizado virtualmente, na tarde desta quarta-feira (31).
A Presidente da CSP Claudia Paniago explica que o desempenho das funções exercidas por policiais e guardas civis metropolitanos os expõem a uma série de riscos psicológicos e psíquicos, que na pandemia de Covid-19 podem ter se agravado. Segundo ela, a reunião foi realizada para debater a questão e deliberou sobre um projeto de estudo que pretende buscar soluções a esses problemas. “Essa exposição pode resultar em diversos problemas como depressão, tentativa de suicídio e, em muitos casos, culminam no afastamento dos servidores mediante licenças médicas. Essa discussão constante é muito importante, principalmente sob o enfoque da prevenção. Devemos buscar em conjunto soluções viáveis para aprimorar o sistema de proteção, e, precipuamente, para que as medidas saiam do papel”, diz.
De acordo com a Vice-Presidente da CSP Maria Isabela Saldanha, o estudo se fundamenta em dados da policlínica da PM que indicam transtornos mental e emocional como maiores causas de afastamentos de policiais. “Ambas as Comissões pretendem contribuir no aprimoramento ao trabalho já realizado pelo Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, através do Núcleo Biopsicossocial, e implementar o serviço de capelania ecumênica”, reforça.
O Vereador Coronel Alírio Villasanti avalia salutar a parceria entre o poder público e a instituição. “Vejo com muita alegria a preocupação da Comissão da OAB/MS com a saúde mental dos integrantes da segurança pública, profissionais que desempenham uma das atividades mais estressantes que existem. A OAB/MS tem sido parceira na discussão e na busca de soluções para temas relevantes que busquem a melhoria dos serviços numa área tão importante para os cidadãos”.
Participou também da reunião a Professora Lídia Ribas.
Texto: Laura Holsback