OAB/MS lamenta falecimento do Advogado e Desembargador aposentado Athayde Nery de Freitas

Data:

É com extrema pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), comunica o falecimento, nesta terça-feira (13), do Advogado e Desembargador aposentado Athayde Nery de Freitas. Aos 90 anos, ele faleceu em decorrência de complicações de uma embolia pulmonar. 

Nascido em Corumbá, Doutor  Athayde se formou em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/São Paulo em 1962 e em 1966 ingressou como Juiz Substituto na comarca de Cáceres-MT. Durante a magistratura atuou nas Comarcas de Corumbá, Bela Vista, Ponta Porã e Campo Grande. Por merecimento foi promovido a Desembargador do TJMS em 1979 e em 1983 chegou a Vice-Presidência.  

Aposentou-se em 15 de março de 1985 e um mês depois pegou a carteira da OAB/MS número 3.601. 

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche lamentou profundamente a perda do Advogado e Desembargador aposentado Athayde Nery de Freitas, “que tanto contribuiu para o judiciário sul-mato-grossense, desde o nascedouro deste Tribunal com a divisão do Estado. Nossos sentimentos a todos familiares e amigos”. 

Ouvidor da OAB/MS César Gonzales, que conviveu 10 anos com Athayde Nery de Freitas, se despediu do colega de escritório. “Tive a grata satisfação de trabalhar com o Doutor Athayde Nery de Freitas. Aprendi muito com ele durante esse tempo de parceria e convívio diário. Não apenas participou da construção do judiciário do nosso Estado, mas era uma  referência que tínhamos até hoje conosco. Meu agradecimento por todos os ensinamentos deste homem que reconstruiu a biblioteca dele depois de aposentado, com muito amor pelo estudo e pelo direito. Solidário, participativo, que Deus o receba e conforte seus familiares. Vai deixar muita saudades”. 

Athayde Nery de Freitas deixa oito filhos, 23 netos e 11 bisnetos, entre eles o Advogado, ex-Vereador e ex-Secretário Estadual Athayde Nery de Freitas Júnior; o Advogado Adilson Viegas de Freitas; e o Oficial de Justiça Antônio Carlos; além de netos advogados. Sua esposa Vanda Viegas de Freitas, de 87 anos, faleceu em 2 de março, após complicações durante cirurgia para retirada de tumor. 

Emocionado, o filho Athayde Nery de Freitas Júnior deixou algumas palavras ao pai. “Um homem digno, exemplo de pai e amigo. Um lutador, que muito fazia a todos e com um sentimento acima de tudo, o amor. Tudo ele fazia com amor e exercia na plenitude as virtudes da justiça, prudência, temperança e coragem. Estudioso, chegou a ter uma das maiores bibliotecas do Estado, com mais de 10 mil obras. Um democrata convicto, participativo, que nunca deixou de se posicionar a favor da democracia”. 

Ainda não há informações sobre os horários do velório e sepultamento. 

O velório será amanhã, dia 14, das 8 às 10 horas e o sepultamento às 10 horas, no Cemitério Parque das Primaveras, na Av. Sen. Filinto Müler, 2211 – Jardim Parati.

A OAB/MS lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos pela perda.

 

 

Texto: Catarine Sturza / Foto: A Critica