O auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) ficou lotado na noite de terça-feira (21) por acadêmicos, professores e demais operadores do Direito. O público veio prestigiar a palestra “Mitos e Verdades de Trânsito", ministrada pelo Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence e o Perito Criminal e Diretor do Departamento de Apoio Operacional (DAO) da Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul (CGP), Emerson Lopes dos Reis.
Os palestrantes são especialistas na área criminal de acidentes de trânsito no país e abordaram em suas palestras vertentes ligadas a ocorrências da área no Estado.
O presidente da Ordem, Mansour Karmouche destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica.
“A perícia é de suma importância, principalmente para se chegar ao culpado de um acidente.
Esse evento para vocês, que são futuros advogados, promotores, ou juízes, é de suma importância. Vocês levarão o que vocês aprenderão hoje para o resto das suas vidas”.
O Coordenador de Perícias Emerson Lopes salientou que o ciclo de palestra tem objetivo de passar informações aos acadêmicos a respeito do trabalho da perícia de trânsito e também conscientizá-los como cidadão sobre a educação no trânsito.
“A importância do evento passa pela conscientização, pela divulgação e por uma série de informações que são de extrema relevância para a sociedade. Perícia de acidente de trânsito é um tema que muitas vezes a sociedade como um todo não conhece mais a fundo por ser algo um pouco específico. Então trazer a perícia para o mundo acadêmico é trazer um grau de conhecimento para esses jovens que estão em plena formação enquanto cidadão”.
Dolo eventual nos acidentes de trânsito foi o tema abordado na palestra do Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, que explicou quão complexo é o assunto.
“Nós tratamos de um assunto muito complexo que é a relação do dolo nos acidentes de trânsito. Mato Grosso do Sul tem sido talvez o recordista nacional em mandar as pessoas que se envolvem em acidentes de trânsito para o Tribunal do Juri e isso acaba causando uma situação de perplexidade. Um acidente de trânsito, por mais grave que seja, é um acidente. Temos visto condenações de até 15 anos no Tribunal do Jurus, sendo que uma pessoa que atirou em outra pessoa normalmente é condenada a 7 ou 8 anos. Então há uma desproporcionalidade”.
O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS), Saule Viganó Neto ressaltou que o evento desta terça foi a penas uma etapa de outro que ocorrerá em outubro.
“Esta é uma oportunidade dos peritos criminais mostrarem um pouco do seu trabalho em relação as perícias nos crimes de trânsito. Quando idealizamos o evento a ideia foi dar um enfoque jurídico e técnico para os crimes de trânsito. O evento de hoje é mais uma etapa de outro que acontecerá em Bonito, que ocorrerá em outro, onde ocorrerão atividades prática de Crash Test, que são testes de colisão. No evento de hoje mostramos algumas particularidades dos crimes de trânsito”.
A mesa do evento foi composta pelo Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche; Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA/MS), Ricardo de Souza Pereira; Perito Criminal Wedney Rodolpho de Oliveira; Presidente do Diretório Acadêmico Clovis Bevilácqua, Arthur Vasquez; Coordenadora Geral de Perícias de MS, Glória Setsuko Suzuki.
Estiveram presentes ainda o Inspetor Carlos Oliveira, Chefe do Núcleo de Prevenção de Acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Zadriane Gasparetto, membro da Comissão de Ética Profissional do Conselho Regional de Educação Física.
O evento foi realizado pela OAB/MS, ESA/MS, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS).

