CAAMS define estratégia de vacinação contra gripe

Data:

Campo Grande – A diretoria da CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados do Mato Grosso do Sul) está ultimando os preparativos para a realização, dia 23 de abril (segunda-feira), da campanha de vacinação contra gripe. Além da mobilização do pessoal, serão confeccionados faixas e banners que posteriormente serão colocados em pontos estratégicos da cidade.

O esquema que está sendo montado, conforme ficou definido durante reunião em que participaram o presidente Paulo Roberto Neves de Souza, o vice Jésus Cunha, a secretária-geral Fernanda Corrêa e a secretária-geral adjunta Eclair Nantes Vieira, objetiva assegurar a imunização de crianças e adultos contra o vírus influenza.

A importância da prevenção – A gripe é uma das doenças respiratórias que mais acometem o ser humano. Causada por um vírus específico, chamado vírus influenza: “Myxovirus influenzae”. Este vírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que um mesmo indivíduo tenha várias gripes durante a vida. Por causa das mutações e da rápida disseminação da doença, as epidemias e pandemias são uma característica importante da gripe.

Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza se dissemina, principalmente, pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa.

A melhor maneira de se proteger da gripe é fazer a vacinação anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos. Ela pode ajudar a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença. Sua efetividade entre adultos jovens é de 70-90%.

Reforço municipal – Durante a realização do Movimento MS Contra a Violência, cuja concentração será na Praça Ary Coelho, dia 28 (sábado), o presidente da CAAMS, Paulo Souza, conseguiu junto à municipalidade que os participantes do ato público, com idade superior a 60 anos, sejam imunizados contra o vírus da gripe.

O aval do prefeito Nelson Trad Filho e do secretário municipal de Saúde Luiz Henrique Mandetta, conforme realçou o presidente, é mais um reforço importante na luta que a instituição há anos vem travando contra o vírus da gripe.