De um quadro de giz na garagem a Diretoria da ESA/MS: “Na advocacia encontrei meu propósito”, diz Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo
Aquela menina que chegava da escola e brincava de ser professora na garagem de casa, hoje é Diretora-Geral da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS). Lauane Braz Andrekowisk Volpe Camargo até começou a faculdade de jornalismo, mas o senso de justiça e aquele enorme quadro de giz foram base para uma paixão maior, o Direito de Família e a sala de aula.
Filha de Zilfa Gomes Braz Andrekowisk e Francisco Ferdinando Andrekowisk Filho, ela sonhava, aos 16 anos, em cursar Publicidade e Marketing na ESPM em São Paulo, mas a vida tomou um rumo diferente. “Ir para uma grande cidade na época era algo muito distante da minha realidade, decidi cursar Jornalismo na UFMS. Não era o que eu queria e em 1992 decidi trancar o curso de jornalismo e me preparar para disputar a concorrida vaga para Direito, na então FUCMAT, que era a única faculdade de Direito do Estado de Mato Grosso do Sul e contava com 27 candidatos por vaga. Concomitantemente me submeti ao vestibular de Economia na UFMS. Fui aprovada nos dois vestibulares”.
A mãe que sonhava em ver a filha juíza colocou uma faixa na rua da sua casa: “a Justiça brasileira precisa de você”. Lauane não pensava em ser juíza e confiando em Deus na promessa escrita em Romanos 8:28, que diz que tudo coopera com o bem daqueles que amam a Deus, ela se manteve estudando. “Na faculdade, na sala de aula, tive dois professores que muito me inspiraram: Clélio Chiesa e Simone Tebet. Foi ali que resgatei aquele sonho de ser professora, mas agora de ser professora de Direito. Amo estar em sala de aula e tratar sobre Direito de Família e Direito das Sucessões. No terceiro ano de faculdade, fiz finalmente minha escolha pelo Direito quando comecei a fazer estágio no escritório do saudoso Doutor Evandro Bandeira e seu filho Carlos Antônio Bandeira. A partir de então, decidi que seria advogada. Foi na advocacia que consegui encontrar meu propósito de contribuir com a solução de conflitos dos meus clientes e também de lutar pelo estado democratico em minha sociedade”.
Lauane terminou a faculdade e logo realizou o sonho de ir para São Paulo para cursar Pós-Graduação em Direito Processual Civil na PUC/SP, onde também fez o Mestrado em Direito Civil, sob orientação do Professor Francisco José Cahali, e depois o Doutorado.
A primeira carteira foi emitida pela OAB/SP, em 1999, número 161.806 e em 2005 quando voltou ao Estado a carteira da OAB/MS 10.610.
Em 2006, ela casou-se com Luiz Henrique Volpe Camargo e eles têm um filho, Luiz Henrique Filho.
Hoje, ela é advogada atuante na área cível contencioso e consultivo e Professora de cursos de Graduação e Pós-Graduação, Presidente Estadual da Associação de Direito de Família e Sucessões do Mato Grosso do Sul.
ESA/MS
Neste ano, fruto de seu trabalho na advocacia e educação, Lauane assumiu a Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS). “Ao lado de nossos Diretores, João Paulo Delmondes, Marcelo Radaelli, Nabiha Macksoud e Abner Jaques, estamos muito felizes com o desafio que nos foi dado pelo nosso Presidente Bitto Pereira. A Escola Superior da Advocacia tem a missão de levar conhecimento científico para os mais de 17 mil advogados do Estado do Mato Grosso do Sul. Tem relevante importância na formação do futuro e no aprimoramento do advogado. Cabe à OAB, através de sua Escola Superior o desafio de qualificar melhor seus membros, promover cursos voltados a práticas do dia-a-dia do advogado, bem como desenvolver debates a respeito de temas que sejam pertinentes à advocacia”.
A missão da Diretoria da ESA/MS é retomar os cursos presenciais em todas as Subseções. “Resgatar o convívio saudável, com debate de ideias e troca de conhecimento tão característico ao ambiente acadêmico. Aceitamos também o desafio de aprimorarmos as plataformas virtuais que permitem o estudo remoto, já que possibilitam o acesso a renomados professores do cenário nacional e internacional, sem importar a distância física entre o aluno e o professor”.
O Projeto ‘A advocacia na prática’ é uma das ações da Diretoria para trazer temas práticos ao debate. “Prestigiados advogados ensinarão tudo aquilo que o jovem advogado precisa saber para ter sucesso na defesa de seus clientes. Temos certeza que nesta gestão do Bitto Pereira, todos os Diretores, Conselheiros e Advogados de todo Sistema OAB, CAAMS e ESA/MS avançarão nas conquistas do passado, através de muito trabalho, dedicação e união”, concluiu Lauane.
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber