#Defendendo a Vida: OAB/MS recomenda uso de máscara para atendimento aos clientes

Data:

Seccional alerta para cuidados em época de pandemia, principalmente em estabelecimentos penais

Usar máscara é sinônimo de cuidado ao próximo. Nesse período de pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), orienta que toda a advocacia utilize máscara de proteção nos atendimentos e contato com terceiros.

Embora diversos estados tenham optado pela obrigatoriedade da máscara como política pública para reduzir a disseminação do vírus, Mato Grosso do Sul definiu pelo uso de máscara como uma recomendação, tendo em vista que é o estado com o menor número de casos do Brasil, como mostra figura.

Diante da situação, a OAB/MS alerta toda a advocacia da importância de usar a máscara para atendimento ao público, seja no escritório, em audiências, Fóruns, tanto por parte dos profissionais que operam o Direito, quanto por parte dos clientes. Nos estabelecimentos penais, com populações privadas de liberdade e mais vulneráveis a doenças respiratórias, o cuidado precisa ser redobrado, uma vez que a ocupação costuma ser superior à capacidade.

Com o aumento de casos em todo o país, a principal medida de proteção contra a infecção continua sendo o uso de máscara facial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo, por isso a importância em usar máscara, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel 70%.