Ao longo da semana várias comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), reuniram-se para dar início aos grupos de trabalho. Durante a posse dos membros foram expostas várias propostas para o aperfeiçoamento das atividades dentro e fora da Seccional.
Para os advogados participar das comissões, tanto permanentes como especiais, é uma oportunidade importante na carreira profissional, pois permite um conhecimento teórico e prático mais amplo sobre determinado assunto, além de auxiliá-lo a exercer sua função com mais plenitude. O Coordenador das Comissões, Gabriel Affonso de Barros Marinho, que esteve presente em diversas reuniões disse que o trabalho da comissão é um espelho para a OAB e, conforme o assunto debatido, pode influenciar diretamente nas questões políticas e de interesse da sociedade. “Sabemos a importância de cada comissão e neste ano de mudança nas regras eleitorais temos o papel de pugnar por eleições mais limpas. A OAB aderiu a campanha contra o caixa 2 e será muito atuante nesta questão. Outras comissões também devem ser vitrine, por isso nossa responsabilidade é muito grande”, explicou.
A Comissão Especial de Acompanhamento Eleitoral, presidida por Alessandro Santana dos Santos realizou nesta sexta-feira (5) a primeira reunião empossando os novos membros e sua diretoria. O advogado Diego Andrade Nassif assumiu o cargo de vice-presidente, Eduardo Pereira Brandão Filho foi nomeado secretário geral e Thiago Monteiro Yatros ficou na função de secretário-adjunto. O secretário-adjunto da OAB/MS, Vinícius Monteiro Paiva participou da reunião.
Na tentativa de estreitar o relacionamento entre a OAB, associações e entidades empresariais, o presidente da Comissão Temporária de Estudos de Reforma do Código Comercial, Lucas Orsi Abdul Ahad, deu posse nesta sexta-feira (5) ao vice-presidente da comissão, Gustavo Bittencourt e o advogado Eduardo Brandão como membro. Durante o encontro, foi definida uma nova nomenclatura para a comissão que passa a ser intitulada Comissão de Direito Empresarial e Defesa do Empreendedorismo (CDEDE).
Na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) foram analisados os projetos em andamento da gestão passada e discutidos os próximos encaminhamentos. Assinaram o termo de posse no cargo de presidente Nikollas Pellat, Grisiela Coelho como vice-presidente, Ale Nasir Salum ocupa o cargo de secretário-geral e Ricardo Edgard da Silva ficou na função de secretário-adjunto.
A Comissão de Direitos Sociais (CDS), que tem como presidente Grisiela Cristine Aguiar Coelho, vice-presidente a advogada Andréia de Azevedo Baião, Mayara Yasmin Mendonça no cargo de secretária-geral e Glaciela Oliveira Melo como secretária-adjunta também se reuniu esta semana. A Comissão tratou dos projetos estabelecidos para a atual gestão e definiu os prazos para a execução dos mesmos. Foi incluído ainda no calendário de eventos da comissão o “Dia Social”, realizado pela OAB/MS, ESA e CAAMS, que terá uma programação especial no sábado (12.03) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com exames gratuitos oferecidos para mulheres de baixa renda.
