Palestra debate novas perspectivas para inclusão de pessoas com surdocegueira no dia 27
Em sintonia com a missão de estimular o debate e catalisar a inclusão social de pessoas com deficiência, a Codiped (Comissão dos Idosos, das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realiza no próximo dia 27 de junho a palestra ‘Novas Perspectivas de inclusão para a pessoa com surdocegueira’ na sede da instituição, às 18h30.
O evento acontece para marcar o lançamento da Cartilha da Codiped – inédita após a instituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI nº 13.146, de 2015) – e que tem como objetivo promover o debate e elucidar questões importantes na busca de uma sociedade mais igualitária por meio da inclusão e igualdade.
Com apoio do Instituto da Visão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (FUNCRAF) o encontro contará com profissionais convidados. O Oftalmologista dr. Artur Resende explanará sobre as particularidades da deficiência visual, o Professor José Aparecido Costa, responsável pelo Núcleo de Assistência Tecnológica assistida da UEMS, parte do grupo de trabalho de educação especial do Fórum Estadual de Educação, falará sobre os mais novos recursos e ferramentas educacionais para pessoas com deficiência, bem como a Professora de atendimento especializado Gisele Freitas de Oliveira Veiber, que discorrerá sobre os pormenores da educação especial.
As 50 primeiras pessoas a chegarem ganharão a cartilha, que segundo a Presidente da Codiped, Rita de Cássia Luz: “vem ao encontro dos anseios de muitas pessoas que não sabem para onde recorrer. Por isso, nós vimos a necessidade da divulgação de como é ser uma pessoa com deficiência."
A palestra será no auditório da OAB/MS, que fica na Avenida Mato Grosso, 4700.