Palestra “Oratória de Influência na Advocacia” lota auditório da ESA/MS

Data:

Na noite desta quarta-feira (9), o evento “Oratória de Influência na Advocacia” recebeu os palestrantes Felipe Todesco, Carolina Sabadotto e Pedro Pereira, promovido pela Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul.

Os palestrantes foram o Publicitário com MBA em Marketing, Mestre de Cerimônias e influenciador digital Felipe Todesco, a Advogada, Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, MBA em Direito do Agronegócio, Sustentabilidade e Comércio Exterior Carolina Bigaton Sabadotto Alegrete e o Publicitário, Empresário e Professor de Comunicação e Oratória Pedro Pereira.

Conforme a Advogada Carolina Sabadotto, “nossa palestra foi muito boa, ajudamos bastante os Advogados, acadêmicos ou qualquer pessoa que se simpatize com a área do Direito, a respeito da oratória para ajudá-los nas áreas e ferramentas de persuasão, convencimento, retórica e comunicação. A comunicação é a informação em comum para o alcance de todos e hoje nós atingimos esse objetivo de transmitir um pouco de conhecimento e ferramentas para eles colocarem em prática. Acredito que as expectativas foram preenchidas com ferramentas e técnicas estratégicas que eles vão poder usar no dia a dia, seja no trabalho, seja na audiência diante dos juízes, dos clientes, nas sustentações orais com os Desembargadores e até com o próprio colega de trabalho”.

De acordo com Pedro Pereira, “muito bom ter profissionais da área, futuros Advogados, pessoas que querem desenvolver a capacidade da comunicação, oratória, que estão vendo como é importante o Advogado do presente e o do futuro se desenvolver nessa área da oratória, da comunicação interpessoal, das vendas porque não basta apenas você saber tecnicamente das coisas do mundo do Direito. O Advogado que se destaca é o que vai saber sobre vendas, sobre comunicação, relacionamento, pessoas, é aquela pessoa que entende noções básicas de Marketing Digital e pessoal e a gente tem vários exemplos do mundo hoje, tanto no Brasil quanto fora, tem locais de profissionais se destacaram por conta dessas outras habilidade que a gente chama de soft skills (habilidades comportamentais) como: vendas, liderança, comunicação, relacionamento com pessoas, autoconhecimento e inteligência emocional”.

Para Felipe Todesco, “O Brasil é o país que mais tem cursos de Direito no mundo e foi muito importante ver o auditório lotado porque vemos o interesse da classe em buscar se desenvolver. É um sinal que os Advogados querem uma diferenciação no mercado e para isso é preciso se desenvolver, então eles estão buscando essa capacitação nas habilidades de comunicação e oratória porque em todas as áreas a comunicação é importante. Hoje em dia nas empresas é uma das soft skills mais requisitadas, mas o Advogado em si é uma pessoa que assim como uma espada, ele utiliza da fala dele, da linguagem, na oratória, quando ele consegue verbalizar, argumentar, defender. Pra mim a oratória é lógica, como a matemática, você pode modificar sua postura, tom de voz, as palavras que você vai utilizar, se coloca analogias, metáforas, enfim. Gostei muito, estou bem satisfeito, realizado com a palestra e espero que a classe busque cada vez mais porque existem técnicas, ferramentas que estão a disposição”.

 

Texto e fotos: Issel Chaia