Comissão de Cultura promove palestra ‘A mulher é a melhor parte da natureza humana’ com o escritor Deonísio da Silva

Um dos maiores escritores da atualidade, membro brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa na Classe de Letras, Deonísio da Silva estará em Campo Grande, na próxima sexta-feira (11) para a palestra ‘A mulher é a melhor parte da natureza humana’ idealizada pela Comissão de Cultura da OAB/MS e Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS).
O escritor Deonísio da Silva, convidado pela Presidente da Comissão e Embaixadora da Paz Delasnieve Daspet, é uma das maiores autoridades brasileiras em etimologia, a origem das palavras. Professor e Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), já publicou 36 livros.
A frase ‘A mulher é a melhor parte da natureza humana’ é da obra autoral “Avante, soldados: para trás”, publicada em vários países, sendo 11 edições no Brasil, e na qual Deonísio recebeu o Prêmio Internacional Casa de Las Américas. A frase foi pronunciada dentro do Rio Aquidauana pelos personagens durante a chamada Retirada da Laguna, episódio ocorrido na Guerra do Paraguai (1864 – 1870), que terminou no Porto do Canuto.
Para o escritor Deonísio da Silva, a mulher está, sobretudo, escondida na história do Brasil. “Na chegada da família portuguesa, as mulheres não eram marinheiros, nem navegantes, mas estavam nos bastidores, assim como as índias e negras que estavam aqui. Todas foram escondidas na história do Brasil e seus feitos gloriosos também”.
Segundo ele, os textos brasileiros ainda são patriarcais e é necessário o debate sobre essa presença feminina. “Há textos aqui e ali mostrando a mulher, mas são raros, a maioria é machista e esconde a participação feminina. Nosso dever é ouvir as mulheres hoje em dia para que falem por sua própria voz, como se sentem nas mais diversas áreas, no jornalismo, no direito, na medicina, nos lugares de mãe, esposa, namoradas, etc”.
O evento, que tem apoio da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, começará às 19 horas, no auditório da OAB/MS.