Nota de Repúdio
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), vem a público repudiar os áudios atribuídos ao Deputado Estadual do Estado de São Paulo Arthur do Val (Podemos).
É ultrajante e inaceitável que um agente público, que tem o dever de zelar pela dignidade da pessoa humana, pela segurança e respeito às mulheres, independentemente de credo, raça ou condição social, notadamente em situação de notória vulnerabilidade como é caso das mulheres ucranianas, externe tamanho desprezo e antipatia pelo ser humano.
Os áudios são estarrecedores, fortes e somente corroboram, infelizmente às vésperas do Dia Internacional da Mulher, o desprezo ao sexo oposto e inaceitável falta de empatia e respeito por aquele de quem mais se espera contributo para um Estado de Direito, igualitário e fraternal.
O episódio deve ser severamente apurado, sempre observando o devido processo legal, para que não se tenha dúvidas de que o Estado não tolerará qualquer tipo de violação à dignidade das mulheres.
Campo Grande-MS, 05 de março de 2022
Presidente da OAB/MS
Bitto Pereira
Presidente da Comissão da Mulher Advogada – CMA
Beatriz Fonseca Sampaio Stuart
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos – CDH
Christopher Pinho Ferro Scapinelli