Notícias
OAB-MS credencia mais 128 novos advogados para o exercício profissional
Thiago Gomes
Em ato solene que lotou completamente o auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, 128 novos advogados receberam hoje (21/03) pela manhã as suas credenciais para ingresso no mercado de trabalho. Na tarde de ontem (20/03), também no auditório da Seccional, um grupo de 68 estagiários recebeu o documento que assegura sua preparação prática.
A solenidade de hoje foi dirigida pelo presidente da OAB-MS, Fábio Trad, dela participando, ainda, a vice-presidente, Kátia Maria Souza Cardoso; a secretária-geral adjunta, Sílvia Regina do Nascimento; o conselheiro federal Geraldo Escobar Pinheiro; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Sílvio Lobo Filho; o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Alexandre Bastos, e o ex-presidente da Seccional, Carlos Marques. O deputado estadual Maurício Picarelli prestigiou o evento, a exemplo de dezenas de advogados e familiares.
O presidente da OAB-MS, Fábio Trad, numa eloqüente e emocionada mensagem aos novos profissionais, lembrou os valores e características da profissão, bem como a importância da advocacia no contexto da sociedade. Ele aproveitou para deixar aos advogados, como parte de sua saudação, trecho do livro “Advogados“, de Carvalho Netto, uma edição de 1952, que assim diz: “O clima do advogado é a luta. Não é o marasmo, a apatia, a inércia. Vitorioso o princípio de Yhering: ‘A idéia do Direito encerra uma antítese que se origina desta idéia, da qual jamais se pode absolutamente separar: a luta e a paz; a paz é o termo do Direito, a luta o meio de obtê-lo’”.
“Estagnar é morrer. Movimentar é viver. E vive-se a paz lutando-se pelo Direito. Quem renuncia ao seu direito, receoso de lutar, pratica um suicídio. Tem a paz da morte, que é o nada. Não tem a paz da vida, que é a própria vida. O advogado é a alma dessa luta, movimentando nos tribunais de Justiça o princípio da seleção legal pela existência do Direito. Quando iluminada (a luta) pela consciência do dever, quando inspirada pelo princípio do bem, é um sol em que se incende o culto do Direito. E só isto compensa o advogado de todo o seu trabalho, de todo o seu esforço, de todo o seu nobre desejo de vitória”.
Citando o mesmo autor, Fábio Trad concluiu: “A advocacia não se faz em segredo. É pretório, tribuna, palavra, pena, publicidade. Advocacia secreta, de acordos escondidos, de acomodações reservadas, é mentira, patota, traição vil. Quem advoga fala de público, escreve a sol meridiano, tem a eloqüência da verdade, que não pinta o rosto, nem usa de véu…”
Após a saudação feita pelo presidente da Seccional, os novos advogados prestaram o compromisso, lido por Oclécio Assunção Júnior. Após o ato, cada um deles recebeu a certidão de inscrição nos quadros da OAB e o ementário do Tribunal de Ética e Disciplina. As novas advogadas Márcia Regina e Nádia Carvalho Araújo falaram em nome da turma, enquanto os advogados Abrão Razuk e Antônio Carlos Garcia Queiroz usaram a palavra em nome da classe.