Notícias
Semana da Mulher é aberta pela CAAMS e OAB/MS
Campo Grande – A Semana da Mulher, evento que está sendo promovido pela CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul) e OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul), destacou no primeiro dia quão importante é a mulher na visão do poeta Pablo Neruda, a dádiva da maternidade, enfim, a beleza feminina.
Aberto ontem à noite no Auditório da OAB, antes da composição da mesa, foi proporcionado ao público momento de rara beleza com a apresentação de três coreografias do balé Isadora Duncan, sob a direção de Neide Garrido. Os aplausos confirmaram o sucesso do espetáculo apresentado pelo balé.
Início dos trabalhos – Composta pela vice-presidente da OAB/MS, Kátia Maria Souza Cardoso (representando o presidente da instituição, Fábio Trad), Paulo Roberto Neves de Souza (presidente da CAAMS), Jésus Cunha (vice-presidente da CAAMS), Eclair Nantes Vieira (secretária-geral adjunto e coordenadora da programação em homenagem a mulher) e Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa (conselheiro federal), a Semana da Mulher foi declarada aberta pela vice-presidente da Seccional da OAB/MS.
Kátia Maria destacou o somatório de forças entre as duas instituições (OAB/CAAMS) que resultou na definição do programa que será levado a efeito até o dia 8 de março, quando se comemora oficialmente o Dia Internacional da Mulher. “É uma demonstração de união, respeito mútuo que engrandece as duas instituições”, realçou.
Por sua vez, o presidente da Caixa de Assistência, Paulo Souza, buscou no poeta Pablo Neruda inspiração para homenagear as mulheres advogadas, todas as mulheres que compõem o conjunto da sociedade sul-mato-grossense:
“Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam “NÃO” como resposta, quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos, para suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram, quando suas crianças adoecem; e se alegram, quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes, quando ouvem sobre um aniversário ou um novo casamento “.
Com essas palavras, do poeta Pablo Neruda, foi que o presidente da CAAMS se dirigiu às mulheres, dizendo da imensa satisfação, da Caixa de Assistência e Ordem dos Advogados, de dar início às atividades elaboradas especialmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Eclair Nantes, uma das coordenadoras do evento, exaltou a maternidade como sendo presente de Deus, dádiva que torna a mulher especial pelo poder da gestação, de dar a luz, amamentar, iniciar todo o processo de formação da geração do futuro. Por isso, disse Eclair com voz embargada, “é lúdico, emociona, quando uma menina responde que quando crescer ela quer ser mãe”.
O primeiro dia da programação da Semana da Mulher foi encerrado com a palestra da médica Kátia Carine Volpe Albertin Fogolin, sobre Beleza Feminina e sorteio de prêmios. O evento será encerrado amanhã (8) com a dissertação do tema “Lei Maria da Penha”, a partir das 19h30, no Auditório da OAB.