Margarida da Rocha Aidar fala do amor pela advocacia e orgulha-se de ser inspiração de muita gente

Data:

No dia 10 de outubro Margarida da Rocha Aidar completa 37 anos de advocacia. Profissão que, segundo ela, foi profetizada pelo pai quando recém-nascida e hoje, aos 60 anos de idade, é o alicerce de sua vida. A paixão da decana pelo o que faz é tão grande que foi inspiração para outras pessoas seguirem o mesmo caminho, inclusive aos filhos que tem com o também advogado Gaze Feiz Aidar.

Margarida nasceu em Ponta Porã e ainda mora e atua por lá. Ela conta que as crianças acompanharam toda a sua trajetória na carreira bem de perto. Iam com ela nos atendimentos aos clientes, elaboração de peças e defesas, viagens, audiências, acompanhavam testemunhas e, principalmente, vitórias. “Cada causa era um desafio para mim e eles sempre estiveram juntos, em todo o meu trabalho. A decisão deles me deixa realizada”, cita.

Diego da Rocha Aidar, laralice da Rocha Aidar, Nabila da Rocha Aidar e Radmila da Rocha Aidar exercem a advocacia. Halina da Rocha Aidar é bacharel. Além deles, a decana também motivou outras pessoas do convívio. “Em razão dessa paixão pelo Direito, uma secretária do nosso escritório fez o curso no Paraguai e chegou a ser promotora no país. Eu a auxiliava com livros, fazendo comparação com as apostilas em espanhol da faculdade onde estudava, com a nossa legislação. Outra amiga é advogada aqui em Ponta Porã, a terceira é advogada no Rio Grande do Sul, em Direito Médico”, compartilha.

Margarida enfatiza que há outras pessoas as quais incentivou e mostrou as belezas e grandezas da profissão. “Faço isso até hoje. Principalmente para aquelas que às vezes estão querendo desistir. Sempre as incentivo a continuarem”.

Sobre a profetização que se confirmou, a advogada recorda: “em um dia triste, por ocasião do falecimento de meu irmão Rodolfo Rocha, encontrei um amigo do meu pai da época que eu nasci, ano de 1960. Conversando, ele disse que o meu pai Adolpho Moreira da Rocha havia me levado nos braços até a sua casa. Ao levantar-me com poucos meses de vida para lhe mostrar disse: ela será doutora, será advogada”, emociona-se ao lembrar do pai, falecido em 1990.

Após finalizar o antigo Magistério, Margarida ingressou na faculdade de Direito, em Dourados, cursou o 1° ano e concluiu a graduação na Universidade Laudo de Camargo (UNAERP), em Ribeirão Preto (SP). Formada em 1983, retornou para Ponta Porã, fez o compromisso no ano seguinte, e passou a exercer a advocacia. “Temos uma seleta clientela desde o início, que nos impulsionava a trabalhar e estudar ainda mais. E assim passaram os anos, os filhos iam nascendo e seguindo a profissão, pois sempre viram e sentiram o orgulho com que eu o meu esposo tínhamos. Foram criados respirando o Direito, com a luta constante do bem e da Justiça para o próximo”, conta.

A família de advogados e advogadas atua nas áreas Cível, Criminal, Trabalhista, Previdenciária e Tributária. Nos últimos anos, têm direcionado os trabalhos mais à esfera trabalhista.

A decana já atuou voluntariamente na Seccional Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, integrando o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e participando dos trabalhos da Subseção Ponta Porã. Tamanha dedicação à carreira lhe rendeu grandes reconhecimentos. Ela recebeu o prêmio Melhores Advocacia Brasil em São Paulo, Comenda Anita Garibaldi no Rio Grande do Sul, Prêmio Qualidade, dentre outros.

Para aqueles que recém ingressam na profissão, Margarida deixa recado: “a advocacia é uma luta de paixões, árdua, que requer muita responsabilidade, estudo, dedicação e preparo. Esses são os ingredientes para chegar ao sucesso”, conclui.

‘Compartilhando Conhecimentos’

Margarida da Rocha Aidar foi entrevistada no Projeto ‘Compartilhando Conhecimentos’, desenvolvido pela OAB/MS em 2020, com o objetivo de contar um pouco da carreira de advogados e advogadas decanos e valorizar esses profissionais que fazem parte da história de nosso Estado.

Já contaram suas histórias  Marline Kalache, Salim Moises SayarDinalva Garcia,Rosely Coelho ScandolaAna AbdoAlci AraújoJoão Glauco ArraisAparecidos dos PassosBelmira VilhanuevaOsvaldo Feitosa de Lima,Vicente Sarubbi, Jorge Gai , Natalina Luiz de Lima, Ademar Mariani, Milton Melgaref da Costa, Silvia Bontempo, Eduardo Coelho Leal, Juracy Alves Santana, MárioPeron e Felix Balaniuc.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Arquivo Pessoal